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O que é automação de marketing?

quarta-feira, 27 julho 2016

Se tem algo que pode mudar a forma com que você se aproxima e se relaciona com os seus atuais e potenciais clientes, esse “algo” é a automação de marketing – uma das maiores tendências desse setor.

Independentemente do tamanho da sua empresa ou do seu tipo de negócio, a automação do marketing é muito importante nos dias atuais, ainda mais se o que você quer é empreender online e montar ou aumentar o seu negócio digital. Apesar de grandiosa, essa tendência é altamente desconhecida por grande parte das empresas, e quem souber aproveitá-la bem pode ter grandes vantagens competitivas.

O processo de automação é justamente o que a palavra diz: automatizar os processos do marketing e fazer com que eles funcionem no “piloto automático” – de forma automatizada. O principal ponto em utilizar uma ferramenta de automação é economia de tempo e, principalmente, de dinheiro. Com um software de automação, os processos de marketing fluirão de forma automatizada sem que você precise atuar a todo momento para que tal processo funcione.

Primeiramente, quando se trata de marketing online, a automação só irá funcionar de forma efetiva se estiver atrelada a estratégias digitais, como o Inbound Marketing e a produção de conteúdo.

Como isso funciona?

O que é automação de marketing?

Ali no começo desse artigo, me referi à automação do marketing como sendo muito importante nos dias atuais. O que eu quis dizer com isso foi que, atualmente, as empresas querem sempre dialogar, mandando ofertas e conteúdos para os atuais e futuros clientes de forma individualizada. Isso porque estamos em tempos de muita competitividade e frente a um público cada vez mais exigente e seletivo.

Por isso, possuir uma ferramenta de automação que possa ajudar na comunicação de forma individualizada e ao mesmo tempo automatizada com os seus leads é essencial para a sua estratégia de marketing digital.

Assim, com o processo de automação, os seus leads (as pessoas que tem interesse no seu serviço ou produto) serão qualificados e nutridos!

Mas como qualificar e nutrir os leads?

Resumidamente, o time de marketing utiliza a automação para realizar o processo de nutrição e qualificação dos Leads durante o processo da jornada de compra.

Veja: se você está na internet, certamente há milhares de pessoas procurando o seu produto ou serviço. Elas estão checando seu blog, site, fanpage, Twitter, Instagram, enfim, são vários os canais para atrair novos leads para o seu negócio – daí a importância de se ter uma ampla presença digital.

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de assessoria e consultoria contábil, mantendo um blog sobre dicas de finanças empresariais. Depois, imaginemos ainda que você disponibilizou um e-book sobre isso. Daí, para as pessoas baixarem gratuitamente esse material, você solicita alguns dados que o ajudarão a saber quais delas podem representar uma oportunidade de negócio.

E aí que está o pulo do gato: a partir disso, você poderá nutrir esses leads, que podem estar em etapas diferentes no processo de conhecimento da sua marca ou produto. De forma sintetizada, podemos dizer que as etapas da jornada de compra se dividem em três pontos:

  1. Alguns leads estão no começo, ainda não sabem o que você oferece;
  2. No meio, estão os leads que já conhecem um pouco do seu mercado, mas possuem algumas dúvidas;
  3. Já as pessoas que estão no ponto final sabem exatamente o que você fornece e, eventualmente, possuem algumas dúvidas (agora mais especificas) ou já estão no ponto de fechamento do negócio.

Você pode saber com mais detalhes sobre essas etapas no nosso artigo aqui do blog sobre o funil de vendas do Inbound Marketing.

O fato é que a automação do marketing auxilia na nutrição desses novos leads em cada etapa, fornecendo conteúdo e informação exatamente no ponto em que ele se encontra. A automação faz com que você consiga realmente nutrir esses leads, segmentando e escalando o seu processo para qualifica-lo ainda mais e, enfim, conquistar novos clientes.

E não termina por aí: depois de fechado um negócio, você pode criar um fluxo de pós-venda e manter o seu cliente engajado com o seu negócio para, quem sabe, oferecer uma outra solução.

Com a automação do marketing, você criará uma relação de proximidade, lealdade e autoridade sobre o assunto da sua área de atuação, fazendo com que o seu público nem chegue a considerar ou indicar outra empresa.

Então, se você quer permanecer e cultivar uma boa relação com os clientes, não perca tempo! A automação é justamente para isto: gerenciar melhor o seu tempo e garantir que um número maior de leads possa vir a se tornar clientela. 😉

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

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