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Como aumentar CTR nos resultados orgânicos?

terça-feira, 8 dezembro 2015

Em um projeto de Otimização de Sites para Mecanismos de Busca (SEO), um dos principais objetivos é levar acessos orgânicos de clientes e possíveis clientes qualificados para um site. Isso só é possível, em grande parte, para sites que estão nas primeiras posições ou na primeira página dos buscadores, os quais recebem um número de cliques muito maior do que os que estão nas outras páginas.

Levar o seu site aos tão sonhados primeiros lugares nos buscadores não é tarefa simples: depende de muitos fatores internos do site, além de um trabalho árduo de meses. Neste post, vamos discutir um dos assuntos mais importantes para quem está procurando por um projeto de SEO: como aumentar a taxa de cliques (CTR) orgânica do seu site.

Saiba o que é CTR orgânico e como aumentá-lo

Mas, antes disso, você sabe o que é CTR?

A taxa de cliques orgânica (Click trough rate, ou CTR, em ingles) de um site é o produto da divisão do número de cliques com o número de aparições que determinada página tem. Por “aparições”, nos referimos às impressões que determinada página teve na tela dos usuários.

O CTR orgânico é um dos fatores para comprovar se uma estratégia de SEO está surtindo efeito necessário. Uma página com muitas impressões e poucos cliques está obtendo um alcance ampliado, porém com um público provavelmente amplo demais, pouco segmentado. Essa página terá um CTR menor do que outra que obtiver menos impressões e um número semelhante ou maior de cliques, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é CTR, vamos às principais estratégias para aumentar a taxa de cliques do seu site!

Pesquisa de palavras-chave

Uma das principais estratégias para aumentar CTR (também é uma das principais estratégias de SEO!) é a boa e velha pesquisa de palavras-chave. Se seu site não foi submetido a uma rigorosa pesquisa de palavras-chave, feita por analistas de SEO capacitados e obstinados, é provável que a estratégia de otimização não corra conforme o esperado. Afinal, ele vai perder um grande número de usuários que estarão pesquisando por palavras-chaves que traduzem melhor o que o seu site proporciona do que as que você estiver usando.

Há várias ferramentas para realizar esse tipo de pesquisas com resultados precisos. Tão importante quanto isso é ter em mente, também, qual é o objetivo do projeto de otimização. Conversão (vendas) ou branding (divulgação da marca)? Se seu site não comercializa produtos ou serviços e age somente como uma plataforma de divulgação da empresa, isso influencia profundamente na pesquisa de palavras-chave – e o contrário também se aplica!

Conheça o seu público-alvo

Você sabe bem para quem o seu site vende ou quer vender? Classe social, hábito de consumo, sexo, idade… Quase tudo pode influenciar na montagem de um perfil que possa representar com a maior exatidão possível o público-alvo da sua empresa. Uma estratégia de SEO que tem o objetivo de aumentar CTR tem de se preocupar com isso. Se sua empresa comercializa produtos para jovens, determinados termos podem ser levados em consideração para otimizar o site, enquanto outros podem ser excluídos logo de cara, não acha?

Nesse caso, aliás, é importante também não se basear em achismos. Além da experiência do dia-a-dia, existem ferramentas confiáveis para saber o público que navega em seu site, de onde ele vem (se de acessos orgânicos, diretos, pagos etc.), os horários em que ele acessa, entre muitos outros fatores de comportamento.

Títulos e metas descrições de alta qualidade

Apesar de ser um princípio básico, ainda tem muitos sites por aí que ignoram a devida importância para os títulos e metas descrições. Quando você realiza uma pesquisa no Google, para cada site indicado, há um título destacado na cor azul e logo em seguida uma breve descrição sobre a página. Esses textos são responsáveis por gerar o interesse do usuário em clicar na página do seu site. Ainda há sistemas que sequer permitem publicar títulos personalizados, informativos e persuasivos. Prestar atenção nesse detalhe ajuda muito na missão de como aumentar CTR do seu site.

Conheça seus concorrentes

Nada melhor para entender o seu mercado do que dar uma olhada na concorrência. Para SEO, é fundamental saber como a concorrência se comporta, que palavras-chave utiliza e como o site é estruturado (se ele traz muitos acessos, mas poucas conversões, pode ser que algo relacionado à estrutura de navegação esteja errado). Isso não significa copiar estratégias de marketing da concorrência, inclusive porque elas podem nem ser tão boas assim. É preciso filtrar as estratégias da concorrência para sair na frente.

Essas são três das principais estratégias para aumentar o CTR de um site. Ah, e não se esqueça de que somente uma equipe capacitada na otimização de sites é que vai lhe entregar os melhores resultados, ok?

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Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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