Web Design
Blog > Web Design

A explosão do flat design

sexta-feira, 22 maio 2015

Não é novidade para ninguém que o mercado da internet está cada vez mais concorrido. Com o número de usuários, empresas e clientes aumentando demais, a indústria teve de se reinventar e começar a fornecer novas formas de experiência para o cliente: layouts sofisticados, tridimensionais, gradientes ou efeitos de sombras, entre outras mudanças foram implantadas.

Nada demais até aqui, não? Depende. Essa mesma busca por inovação da parte dos buscadores e sistemas operacionais muitas vezes trouxe prejuízo para o usuário, na visão de um movimento forte que vem ganhando espaço no marketing digital.

Os adeptos do flat design desejam layouts de sites mais clean, que facilitem a navegação para o usuário e coloque de lado efeitos de todo tipo. Para eles, o usuário está sobrecarregado com tanta informação. Aliás, melhor dizendo, pelo excesso de efeitos visuais em relação à informação existente nos sites!

Vamos explicar melhor o que é flat design e também como essa tendência pode ser útil para o site da sua empresa.

Saiba mais sobre o que é flat design no Blog da K2!

O que é flat design?

Preste atenção no layout do Windows 8. Ele é simplificado, tem design bem clean e muitos ícones para ajudar o usuário a se localizar. Resumindo, é um exemplo muito bem acabado de flat design, ideal para explicar o que é exatamente essa tendência. Os elementos estéticos são simplificados e planificados, as tipografias são ressaltadas e as cores deixam de ter aspecto brilhante ou tridimensional. A informação é o que conta.

Você deve estar pensando se a nova tendência flat não vai simplificar demais o seu site a ponto de deixá-lo sem atrativos para o cliente. E esse pensamento não deixa de ser interessante, porque simplificar demais pode prejudicar o visual e afastar o usuário. Mas, a tendência flat faz justamente o contrário: atrai o usuário por utilizar-se cada vez menos de recursos visuais. O centro é a informação, seja em forma de texto ou da própria imagem do seu produto ou serviço.

Vale lembrar que isso não é um consenso entre os web designers. Há os que adoram a nova tendência, mas há também os que não são lá muito chegados a ela. Cabe a você decidir se vai ser eficaz para o seu negócio. Mas, como saber disso?

Porque apostar no flat design

Um dos motivos é muito simples: o flat design funciona. Estudos apontam que a melhora da usabilidade do site aumenta significativamente depois de adotado o flat design. Porém, isso só dá certo se o seu site oferecer ao usuário conteúdo direcionado e claro.

Suponhamos que você tenha um e-commerce que siga os princípios do design flat – design limpo, sem excessos visuais. Nada disso adiantará, para o usuário, se as expectativas de navegação e de compra dele não forem atendidas. Aposte em imagens de produtos e serviços (sempre com boa qualidade, hein!) e textos otimizados e com bom marketing de conteúdo para oferecer uma boa experiência ao usuário.

Se privilegiar o design em relação ao conteúdo, provavelmente não vai conseguir os resultados que deseja. A dica é manter o equilíbrio entre design e conteúdo e, com isso, atrair o usuário. É claro que, antes de adotar essa estratégia, você terá de conhecer a fundo o seu público. Afinal, a aceitação do usuário do site é fundamental para o seu negócio.

Um exemplo de site que apostou nessa estratégia de design sem escorregar foi o blog da Kreative Feed, que atua na cobertura de fatos e novidades da indústria criativa e moda. Ele alia conteúdo ao design limpo em todas as páginas, com uso correto de tipografias e cores neutras (tons de preto, que constam na logomarca do blog).

Kreative Feed: bom exemplo para entender o que é design flat

Interessado? Não deixe de procurar uma agência de marketing digital qualificada para mergulhar nessa tendência!

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Web Design

Marketing nas redes sociais ou e-mail marketing: qual escolher?

Marketing nas redes sociais ou e-mail marketing: q...

O e-mail marketing ainda funciona e, apesar do crescimento das redes sociai...
Inspirações tipográficas para campanhas de Marketing Digital

Inspirações tipográficas para campanhas de Mark...

E o assunto hoje é inspiração – mais especificamente, inspirações ti...