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O que é Inbound Marketing

terça-feira, 22 março 2016

Atualmente, um recurso muito utilizado por grandes e pequenas empresas é a Internet. Sem dúvida, estamos na era da tecnologia on-line. Com essa nova fase, veio o marketing digital: as empresas fazem o uso da web para a divulgação de seu nome e de seus produtos, e é o público quem decide: vai ou não vai comprar? O modo de fazer negócios mudou, como também mudaram os consumidores. Eles estão cada vez mais no controle de quais mensagens recebem – e de como as recebem. Nesse ambiente de tanta informação, é muito mais difícil prender a atenção do público. Determinado conteúdo só vai chamar a atenção se realmente for interessante. Caso contrário, nem cinco segundos serão o suficiente.

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair pessoas que potencialmente podem se tornar clientes, por que elas têm dúvidas a anseios que sua empresa pode atender. Ao contrário do velho marketing, o Inbound tem a vantagem de oferecer relacionamento, não simplesmente bombardear as pessoas com propagandas forçadas.

Entenda o que é Inbound Marketing e seu significado

Pois bem, ele está totalmente ligado a essa era de comércio eletrônico. Utilizando táticas de marketing online, o Inbound Marketing tem a finalidade de atrair o público alvo baseado na ideia de compartilhamento e criação de conteúdos de qualidade.

Mas nem sempre foi assim. Ainda existem empresas que utilizam o Outbound Marketing – o “Velho Marketing”. Essa tática ultrapassada “empurra” os produtos e serviços aos clientes. O “Novo Marketing”, porém, se baseia em ganhar o interesse do público ao invés de comprá-los.

O Outbound está em declínio justamente pela mudança no comportamento do consumidor. É ele quem está no comando. Com a força da Internet, o cliente já sabe o que deseja antes mesmo de ir à loja para botar as compras em dia. Os usuários buscam informações úteis antes de tomar alguma decisão, seja para comprar, contratar ou até mesmo visitar uma empresa.

Tipos de materiais do Inbound Marketing:

Como já dissemos, o Inbound Marketing é baseado em ganhar a atenção dos potenciais clientes.  Esse método é bastante atrativo porque integra vários componentes que, de fato, buscam ajudar os clientes: infográficos, e-books, whitepapers, ações nas mídias sociais, e-mails, artigos e muito mais.

Pode apostar: o cliente é atraído pelo que a marca cria e divulga. Daí crucial importância dessas ações. Não se esqueça de produzir conteúdos atraentes e úteis, ou seja, conteúdos relevantes, que buscam solucionar os problemas do seu público-alvo. Transforme leads em clientes e aumente as suas vendas!

Entenda como funciona Inbound Marketing

Podemos dividir o processo em quatro etapas principais:

Etapas do Inbound Marketing - atrair, converter, engajar e encantar

Como você já deve ter percebido, a captura de mais leads qualificados para as vendas se torna um objetivo concreto – e a incerteza de retorno, peculiaridade do Outbound Marketing, deixa de existir. As estratégias contribuem, e muito, para a construção e a consolidação de sua marca.

Como fazer Inbound Marketing eficiente

Etapa 1 – Atrair

O objetivo não é atrair qualquer usuário, mas sim os qualificados – pessoas que precisam ou precisarão em breve de seus produtos ou serviços. Para isso, é necessário criar um estudo aprofundado sobre o persona do seu público, os termos de pesquisas e respectivas intenções de buscas.

Para atrair usuários, são utilizadas as principais ferramentas:

● Blog: o canal de comunicação mais assertivo para os trabalhos de Inbound, possuindo conteúdo rico e aprofundado para atrair visitantes. Os conteúdos devem ser produzidos de acordo com os anseios de seu público, já previamente pesquisado e detalhado. Precisam responder as principais dúvidas e oferecer as soluções que eles necessitam. Os internautas pesquisam muito antes de tomar decisões, nada melhor do que sua empresa contribuir e, assim, tornar um simples usuário impreciso em cliente decidido.

● Redes Sociais: o Brasil é um dos países que o internauta mais utiliza redes sociais. São horas e horas consumindo e compartilhando conteúdo. As redes mais utilizadas pelos brasileiros são Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter e LinkedIn. Pesquise qual rede social seu público mais usa e faça um trabalho de comunicação eficaz, tanto para atrair visitantes ao blog quanto para uma landing page ou material para captura de lead. As divulgações nas redes sociais podem ser orgânicas (conteúdo naturalmente entregue para os usuários) ou patrocinadas (publicidades segmentadas).

● SEO: significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas. Mais de 90% dos internautas brasileiros usam Google para pesquisar serviços e produtos. Com apenas esse dado não é preciso dizer muito: seus conteúdos precisam estar nas primeiras posições nos resultados de pesquisas para gerar tráfego. Saiba mais o que é SEO.

● AdWords: o Google também oferece resultados patrocinados. O anunciante participa de um leilão de palavras-chave. Campanhas bem administradas conseguem ter anúncios nas primeiras posições para os principais termos de pesquisas. Divulgue postagens do blog, landing pages, vídeos, infográficos, qualquer conteúdo que possa gerar lead. Saiba como anunciar no Google.

Etapa 2 – Converter

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads. É como entrar em um supermercado e não comprar nada. Após ter sucesso com a primeira etapa, criando canais de comunicação e audiência com conteúdo de alta qualidade, chegou a hora de converter, tornar a visita em lead.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são:

● Call-to-action (CTA): são links ou botões que incentivam internautas a decidirem por baixar materiais gratuitos, se inscreverem para conferências online, entre outros. É fundamental ter essa ferramenta em seu site ou blog.

● Landing pages: é uma página que reúne, de forma clara e objetiva, todas as informações que os usuários precisam saber para a tomada de decisão, preenchendo os dados em troca do conteúdo ofertado. É aí que o visitante encontra um formulário para deixar informações e solicitações. Coletando dados importantíssimos sobre ele, o planejamento de estratégias futuras para torná-lo cliente será mais eficiente.

Etapa 3 – Engajar

Os internautas estão entrando no seu site, no blog, nas landing pages, preenchendo formulários… E agora? O que fazer com os dados? Eis o momento de tornar os leads em clientes.

Principais ferramentas para esse processo:

● CRM (Customer Relationship Management): Maneira fácil, organizada e acessível com todas as informações detalhadas sobre seu lead, como os contatos, empresa em que ele trabalha, o cargo que ocupa, e principalmente determina a fase do funil de vendas em que ele está, facilitando, desse modo, o processo de vendas. A K2 Comunicação é certificada pela Resultados Digitais, que conta com um CRM  de alto nível.

● Comunicação por e-mail: depois que o seu visitante clica no CTA, preenche todas as informações nos formulários, recebe os materiais solicitados, mas ainda não se tornou cliente, eis o momento de mandar e-mails com conteúdos de utilidade e relevância. Esse processo ajuda a criar autoridade e com estratégias comunicacionais eficientes, consegue preparar o usuário para se tornar cliente.

Automação de marketing: Criação de e-mails marketing e nutrição de leads que vão de encontro às necessidades deles, e que também é compatível com a fase do funil em que cada lead está. Para compreender melhor, imagine quando o usuário baixa um material sobre um assunto específico, você pode enviar uma série de e-mails relacionados com temáticas diversas do mesmo assunto.

Etapa 4 – Encantar

Depois que os visitantes se tornam clientes, pagam pelos seus produtos ou serviços, significa que já cumpriu com o objetivo? Claro que não. O cliente deve ser incentivado a ser sempre cliente e, acima de tudo, sempre estar satisfeito com os serviços. Os conteúdos são bases importantes para manter essa relação.

Ferramentas mais utilizadas para encantar os clientes já consolidados:

● Mídias sociais: Na maioria dos casos, os seus clientes estão nas mídias sociais – ótimos canais de comunicação para sanar dúvidas, com oportunidade para deixar comentários, curtidas ou insatisfações. É o seu papel engajá-los, respondendo e oferecendo sempre conteúdos relevantes.

● Conteúdo personalizado: Todo cliente adora receber um material exclusivo, que englobe o seu negócio ou o seu nome como fonte do conteúdo. Direcione material exclusivo, mostre o quanto ele é importante e o quanto sua empresa ainda tem a oferecer.

● Pesquisa de satisfação: A melhor maneira de saber se o cliente está satisfeito e inclusive identificar falhas, é perguntando. Disponibilize uma pesquisa para compreender e melhorar suas estratégias.

Existe alguma ferramenta especial para usar?

Certamente que sim. A ferramenta chama-se RD Station e ela é capaz de gerenciar os leds, classifica-los de acordo com os materiais baixados, criar landing pages para captura de contatos, relatórios completos, entre outras funcionalidades úteis. A K2 Comunicação é certificada e parceira da RD Station, por isso somos altamente qualificados para extrair o máximo de resultado para o projeto.

 

Principais vantagens do Inbound Marketing

  1. Melhor retorno sobre o investimento: esse novo conceito de marketing chega a ser mais de 60% mais barato do que trabalhar com as estratégias convencionais.
  2. A taxa de conversão é bem maior por que sua empresa passa a convencer as pessoas a comprar seus produtos ou contratar seus serviços pelo engajamento, relacionamento e posição da marca como sendo autoridade no assunto e nas soluções dos problemas das pessoas.
  3. As pessoas buscam mais informações nos mecanismos de pesquisas em vez de procurar o produto ou serviço necessário. Se sua empresa se destaca como fonte, já está a frente da concorrência.
  4. Agências especializadas oferecem pacotes completos de Inbound para cumprir todas as etapas do processo.

Entendeu o que significa Inbound Marketing e como funciona essa estratégia? Viu como essa estratégia é infinitamente melhor do que qualquer meio publicitário? Somos uma agência Inbound Marketing parceira e certificada pela Resultados Digitais. Portanto, capacitada para aumentar as vendas de sua empresa. Aposte nessa estratégia que está mudando o mercado e seja referência em sua área!

Recomendamos que leia também nosso artigo sobre marketing de atração.

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

Vamos definir a Buyer Persona do seu Negócio?

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