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Como planejar um teste A/B para o seu e-commerce?

quinta-feira, 7 maio 2015

Já vimos várias vezes aqui no blog que os números relacionados aos e-commerces­ – ou, para os que não estão familiarizados com o termo, lojas virtuais – estão em ritmo de crescimento muito acelerado, especialmente quando se leva em consideração a atual situação econômica.

Como uma das modalidades de comércio mais importantes da atualidade, é natural que o interesse por ela aumente e que, consequentemente, surjam estratégias específicas para este tipo de investimento. Já trabalhamos, aqui no blog, a tão popular taxa de conversão – desde conceitos mais básicos até estratégias de como aumentá-la efetivamente, e agora nós vamos falar sobre outro tema específico que também costuma gerar muitas dúvidas: o tal do teste A/B. Mas, vamos por partes!

Primeiramente, o que é teste A/B?

 

Teste A/B é uma solução muito simples criada para comparar duas versões de uma página para mensurar qual delas gera melhores resultados. É possível testar tudo: desde um layout inteiro de um site, até pequenos banners de publicidade, assuntos de e-mail e detalhes mínimos num e-commerce.

Parece bem simples, né? E é mesmo – mas, ainda assim, um teste A/B planejado direitinho pode fazer uma diferença imensa em todo o marketing do seu negócio! Como, então, planejar um teste desses? Vamos exemplificar no contexto de e-commerces para deixar bem claro como funciona o processo de teste e quais dados é possível extrair disso tudo.

Colocando em prática!  

 

Agora que você já sabe o que é teste A/B, a primeira coisa a fazer é definir o seu objeto de teste. O ideal é sempre testar um elemento de cada vez – posteriormente, você pode ir testando outros, mas nunca tente fazer tudo junto porque os resultados serão totalmente imprecisos. Vamos usar como exemplo um call to action presente em um banner em um e-commerce fictício. Neste caso, você pode testar variáveis como a posição do banner no site, o texto utilizado, a cor do banner…

Saiba o que é teste A/B e como usá-lo em seu e-commerce

O exemplo acima foi retirado do site vwo.com, e é muito simples de ser entendido: Metade dos usuários visitaram a página com a versão A do call to action; a outra metade, visitou a página com a versão B. Uma delas acabou tendo uma conversão bem superior à outra, e, portanto, é bastante seguro dizer que é uma opção melhor para se usar nas próximas campanhas.

É importante ter em mente, também, que realizar Testes A/B com frequência acaba melhorando a sua habilidade de criar novas estratégias para o seu negócio como um todo. Pense comigo: se você vai descobrindo o que funciona e o que não funciona, vai se tornar cada vez mais fácil tomar decisões, e também criar materiais de marketing mais efetivos. Só pontos positivos!

Legal, né? Ainda há muito o que ser trabalhado a respeito de testes A/B, então fique de olho nos próximos posts dessa categoria para saber as melhores estratégias aplicadas pelas agências de comunicação digital para melhorar a conversão do seu e-commerce.

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

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