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O que escolher primeiro, SEO ou AdWords?

quinta-feira, 5 novembro 2015

Quando um e-commerce ou site institucional é lançado na rede, o proprietário logo pensa em formas de divulgação que consigam atingir seu público (afinal, o que importa é vender produtos ou serviços!). Uma das formas mais importantes de conseguir isso é o investimento em Marketing de Busca, ou seja, em formas de ser encontrado nos mecanismos de busca como Google, Bing, MSN, entre outros.

Como já se sabe há muito tempo, o Google é um gigante em todo o mundo, e não poderia ser diferente no Brasil. O mecanismo de busca é utilizado pela esmagadora maioria dos 100 milhões de usuários da internet no País. Devido a isso, divulgar site no Google por meio do Marketing de Busca é um dos melhores negócios, seja por meio dos anúncios de links patrocinados do Google (Google AdWords) ou da Otimização para Mecanismos de Busca (SEO, ou Search Engine Optimization, em inglês).

Já tratamos das diferenças entre SEO e AdWords no nosso E-Book sobre Google AdWords e SEO. Se você ainda tem dúvidas sobre em qual deles é mais indicado investir, o Blog da K2 vai lhe ajudar nisso!

Diferenças entre SEO ou AdWords? Saiba mais com nosso post!

O que é cada um

Antes de analisar qual deles é mais indicado a se investir, vamos diferenciá-los brevemente. O Google AdWords permite que o anunciante exiba anúncios pagos, seja no próprio mecanismo de pesquisa (o Google) ou nas redes de display do buscador. Essas redes são o que permite que os anúncios pagos sejam exibidos em sites parceiros do Google, com o Google Adsense, ou em sites do próprio Google, como o Gmail.

Todos esses acessos são considerados pagos. Os resultados do Google AdWords costumam aparecer rapidamente para o anunciante, pois não dependem das análises dos robôs do Google para aparecerem bem colocados, somente das palavras-chave que os usuários inserirem na busca.

Já a Otimização para Mecanismos de Busca, ou SEO, consiste em tornar um determinado site otimizado para os mecanismos de busca por meio de acessos orgânicos ou não-pagos. Esse trabalho é realizado com aperfeiçoamentos nos códigos dos sites, no conteúdo e também com aumento da presença na internet, que tende a conferir autoridade ao site (trabalho off page). Os resultados são mais lentos se comparados com o Google AdWords, pois é preciso que os robôs do Google avaliem o site já otimizado para que ele suba no ranking do buscador, o que pode demorar dias, semanas ou até meses.

Ok, mas qual escolher?

Curto e grosso: os dois! Ambas as estratégias de Marketing de Busca se completam para levar um maior número de usuários interessados no conteúdo, produtos e serviços de seu site ou loja virtual. No entanto, já que há diferenças entre SEO e AdWords em marketing digital, é importante considerar que, dependendo dos seus objetivos e possibilidades (investimento, tempo de projeto etc.), uma das duas estratégias pode ser privilegiada em algum momento.

Se você necessita de resultados mais rápidos, pode ser indicado investir em links patrocinados do AdWords enquanto se prepara uma estratégia de SEO. Afinal, mesmo que o investimento em Google AdWords continue, é importante manter o posicionamento orgânico. Afinal, grande parte dos usuários acessam os links de resultados orgânicos (cerca de 80% confiam mais nos resultados orgânicos do que nos pagos) e, após o término de uma estratégia de links patrocinados, o site ainda deve ficar na primeira página do Google para que o desempenho nos buscadores não caia. Paralelamente, é importante que as campanhas de links patrocinados continuem, pois o investimento é baixíssimo se comparado a outras formas de publicidade, seja em meios tradicionais ou mesmo online.

O mais importante do que escolher entre SEO ou AdWords, sobretudo, é manter um trabalho de marketing digital sério e contínuo para que essas duas estratégias sejam feitas da melhor forma. Na K2 Comunicação, você encontra tudo isso e mais um pouco! Veja nossos serviços e tire suas dúvidas com a gente!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

eBook Gratuito: Estratégias para Divulgar Site no Google com SEO e AdWords

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