Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

O que não fazer no site – os cinco erros mais comuns

sexta-feira, 10 abril 2015

Já se passaram meses de projetos, muitos investimentos e finalmente o site da sua empresa saiu do papel e caiu na rede. Você está online! Certamente, muitos empresários já comemoraram muito, assim como você, o lançamento do site da empresa. Também perceberam que, com o passar do tempo, não basta inseri-lo no ar: é preciso que seja divulgado e o sucesso depende de inúmeros fatores.

Estamos na era do site amigável para o usuário e mesmo assim encontramos centenas de sites com problemas sérios, que prejudicam essencialmente a relação com o usuário. Para corrigir isso, que tal algumas dicas sobre o que não fazer no site?

O que não fazer no site? Saiba aqui os erros que podem derrubar sua página online

Uso do flash

Quando a internet estourou no Brasil, era comum usar elementos em flash. Naquele tempo, o uso de flash era interessante, muitos usuários achavam bonito devido à alta quantidade de efeitos que o flash proporciona. Mas não demorou muito para que se tornasse uma aberração.

O Google surgiu em 4 de outubro de 1996 e logo se tornou um gigante das buscas. E quando isso aconteceu, o Flash passou a ser um problema sério. O robô de busca do Google – e da maioria dos buscadores – não consegue ler o conteúdo em Flash, tornando esses sites completamente cegos para os mecanismos de pesquisas. Estar presente no Google sempre foi um bom negócio, e ter Flash passou a prejudicar demais esses sites.

Por isso, avalie se seu site tem elementos em Flash. Se tiver, converse com a equipe de TI ou com o desenvolvedor para criar elementos em HTML, estes, sim, indexáveis pelo Google.

Música autoplay

“Uau! Esse blog de decoração que compartilharam parece ser legal. Vou clicar. Ah, não! De onde vem essa música?”. Aí, você não sabe se procura no blog algum botão para pausar ou se reduz o volume do seu computador. Não é inconveniente? As chances de o usuário simplesmente sair do seu site ou blog é enorme, por que tocar música automaticamente sem o desejo do usuário é frustrante e irritante.

Seu site pode oferecer música? Claro que sim, mas deixe um botão de fácil visualização para que o usuário clique e ouça. Escolher se quer ou não ouvir o áudio é muito diferente de tocá-lo sem o consentimento do usuário.

Bombardeio de propagandas

Os usuários gostam de encontrar rapidamente o que procuram. Essa é a função de todo site: oferecer soluções objetivas. Mas, o uso abusivo de propagandas acima da primeira dobra de páginas gera uma frustração enorme. O usuário precisa descer a rolagem da página, fechar pop-ups de propagandas, e por aí vai.

O seu site pode oferecer publicidade, mas de forma limpa, sem congestionar a navegação. Prenda o usuário pela qualidade e assim aumentará as chances de as propagandas terem conversões. Encher o layout de propagandas prejudica a navegação do seu site e, também, a efetividade das propagandas.

No meio da leitura, um pop-up

O texto é maravilhoso, com conteúdo rico e interessante. Porém, quando chegamos na parte mais importante, a tela fica escura e aparece um pop-up com propaganda ou convite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Para muitas pessoas, é uma ação irritante. Deixe o usuário ler o conteúdo por inteiro, e, aí sim, convide-o para alguma ação.

Economizar na hospedagem pode custar caro

Velocidade de carregamento do site é algo levado muito a sério pelos usuários. Hoje em dia, as pessoas não têm paciência para aguardar o carregamento de uma página por mais de 7 segundos. Sabendo disso, o Google também atualizou o algoritmo para rebaixar sites lentos.

Há vários fatores que contribuem para isso, como muitos arquivos Java, arquivos de imagens grandes, entre outros. O erro mais comum é a contratação básica e limitada de hospedagem e servidor. Esse tipo de economia pode ser um prejuízo e tanto, já que vai, com certeza, afastar muitos usuários de seu site.

Agora você sabe o que não fazer no site. Se enfrentar algum problema citado acima, arrume o quanto antes. O usuário com certeza vai agradecer!

Redação K2 Comunicação

Redação da K2 Comunicação — Agência de Marketing Digital Full Service, especializada em resultados e soluções personalizadas.

eBook gratuito: Plataformas Open Source para CMS

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

O que fazer antes de lançar site ou blog?

O que fazer antes de lançar site ou blog?

O aumento do acesso à internet e a maior facilidade em criar sites e blogs...
Cinco ferramentas para site que não podem faltar no seu negócio

Cinco ferramentas para site que não podem faltar ...

Seu site está pronto, otimizado para os principais buscadores, com navegab...