Marketing de Busca
Blog > Marketing de Busca

Otimização de site para celular: Pop-up prejudicará classificação no Google

quinta-feira, 15 setembro 2016

De acordo com levantamento realizado pelo buscador Google, aproximadamente 85% dos sites considerados de alta qualidade pelo mecanismo de pesquisa estão devidamente otimizados para dispositivos móveis. A maioria das páginas apresenta conteúdo legível sem a necessidade de aplicar zoom ou rolar para os lados.

Entretanto, o Google recebeu diversas reclamações de usuários com críticas aos sites que inserem intersticiais intrusivos, como exemplo, os famosos pop-ups, que ocultam o conteúdo e muitas vezes são difíceis de serem fechados por conta do tamanho pequeno dos visores dos dispositivos móveis.

Para resolver essa questão, haja vista que a qualidade nos resultados de pesquisa é o melhor produto da Google para manter a preferência por parte dos usuários, os editores de sites serão orientados a remover ou melhorar a exibição de intersticiais intrusivos sob pena de perder classificações nos resultados de pesquisas. Cai entre nós, seria um prejuízo e tanto, pois a maioria dos negócios que atua na internet depende do tráfego vindo do Google.

Cuidado com pop-up em sites feitos para dispositivos móveis

A atualização no algoritmo Google já tem data marcada. Após o dia 10 de janeiro de 2017, “as páginas nas quais o conteúdo não é facilmente acessível para um usuário na transição dos resultados da pesquisa para dispositivos móveis não estarão com uma classificação alta“, afirma a nota. Como o robô de busca tem a capacidade de visualizar todo o design do site, lendo informações de Java Script e CSS, facilmente identificará os sites que dificultam as visualizações de conteúdo.

Exemplos de pop-ups que prejudicarão posições de sites em resultados de pesquisas nos dispositivos móveis

Elementos considerados ruins pelo Google

  • Pop-ups promocionais que cobrem todo o conteúdo logo após acessar o site a partir do resultado de pesquisa ou durante a navegação do usuário.
  • Usar pop-up em que o usuário precisa ter uma conversão para dispensar o elemento. Exemplo mais clássico, obrigar o usuário a curtir ou compartilhar uma página nas redes sociais ou responder a uma pesquisa.

Otimização de site para celular com pop-up adequado ao Google

Nem toda interferência de pop-up influenciará negativamente nas pesquisas, até por que, é conhecido que dependendo da ação e do conteúdo, esse recurso oferece boa experiência para o usuário.

Elementos otimizados em sites para celulares

  • Elementos intersticiais intrusivos que pedem autorizações do usuário para alguma ação e guarda a resposta da ação em cookie (histórico do navegador). Os pop-ups seriam exibidos novamente para o mesmo usuário se o mesmo ter permitido anteriormente. Importante notar que não podem cobrir todo o conteúdo acima da dobra.
  • Pop-up que solicita a idade do usuário para permitir ou bloquear a abertura do conteúdo, conforme faixa etária permitida por lei, exemplo mais clássico, site que oferta exclusivamente bebidas alcoólicas, autorizadas para maiores de 18 anos. Também devem guardar em histórico do navegador para que o site não pergunte a idade para os mesmos usuários que já acessaram o conteúdo.
  • Pop-up menor que o conteúdo exibido acima da primeira dobra de página, localizado nas partes superior ou inferior da tela.

Sempre batemos na tecla de que nada adianta ter um lindo site para celular e não receber visitas, não é mesmo? O buscador Google é principal fonte de visitas, dependendo do segmento de mercado, e por isso é muito importante se atentar a todos os detalhes da otimização. Consulte sempre um analista de SEO para obter os melhores resultados.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook gratuito: Dez Ferramentas para Facilitar suas Ações de Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Marketing de Busca

Criar site otimizado para o Google - História do Felipe

Criar site otimizado é sinônimo de economia

Há muitos anos o Felipe tem uma empresa especializada na comercialização...
Meu site sumiu do Google, e agora?

Meu site sumiu do Google! O Penguin veio para fica...

Houve um tempo que bastava colocar dezenas e dezenas de palavras-chave no c...