E-commerceInbound Marketing
Blog > E-commerce

Por que criar um blog para o seu e-commerce

quinta-feira, 18 fevereiro 2016

Já falamos muito aqui no Blog da K2 sobre como criar conteúdo de boa qualidade pode ser benéfico para o seu site. Afinal, informação e conhecimento são parte significativa do que os usuários estão procurando quando acessam a internet, e mesmo lojas virtuais, que não necessariamente trabalham com “venda de informação”, devem oferecer conteúdo para os clientes e futuros clientes.

Além da óbvia necessidade de usuários buscarem informação na internet, oferecer conteúdo em um blog é vital por vários outros motivos. Abaixo, listamos os principais benefícios de ter um blog para e-commerce:

Aumentar a proximidade com seu cliente

Lojas virtuais são, em geral, bem impessoais, não acha? Claro, a função delas é oferecer produtos e serviços de forma atraente e buscas conversões e vendas. Mas, nada mais justo do que oferecer um pouco mais do que o óbvio. Com um blog, você pode interagir e conversar com os seus clientes, pode escutá-lo nos comentários, ouvir sugestões e, também, “puxões de orelha” (por que não?).

A ideia aqui não é oferecer um novo serviço de SAC, e, sim, estreitar relações com o cliente. Para isso, procure usar uma linguagem comum entre vocês, tratar de temas pertinentes e sugerir interações com os clientes. Se eles se interessam pelos seus produtos e pela sua loja, com certeza vão investir uns minutinhos para ler o que você tem a dizer.

Blog para loja virtual: por que manter um na sua?

Incentivar a compra

Se o objetivo de ter um blog é melhorar a recepção do seu e-commerce e divulga-lo para o cliente, nada melhor do que lembrar do motivo da existência dessa nobre ferramenta: aumentar vendas! Pois é, blog em loja virtual também tem esse objetivo.

Um texto sobre um aspirador de pó, por exemplo, pode fazer com que clientes ou futuros clientes deem uma olhadinha nos aspiradores de pó que você comercializa. Longe de ser redundante, isso realmente funciona: basta tornar seus posts mais atraentes, enriquecê-los com informações abundantes, criar links para produtos da sua loja, entre outras estratégias.

Algo fundamental aqui é não fazer jabá de si mesmo. A melhor autopublicidade nesses casos é simplesmente oferecer o que o cliente ou futuro cliente quer. Acredite, ele sabe que o seu blog está ali para mostrar algo mais sobre a sua empresa!

Tirar dúvidas sobre produtos e serviços

Por que não aproveitar o blog para ser a “assistência técnica” e o “manual de instruções” dos seus produtos ou serviços? Falar um pouco sobre modos de utilização de produtos e dar informações complementares sobre serviços são estratégias que tendem a aumentar o interesse do cliente pelo seu site. Além disso, se ele buscar por alguma solução no Google e encontrar o seu site, você tem grandes chances de se tornar uma referência para ele.

Melhorar posicionamento nos buscadores

Blogs estão caindo nas graças dos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.) como nunca ocorreu, embora isso não seja um fenômeno novo. Na verdade, não só blogs, mas todas as ferramentas que gerem conteúdo útil ao usuário, com riqueza de detalhes e informações variadas (aliadas a um bom trabalho de SEO, claro!). Produzir conteúdo útil, otimizado para os buscadores – se o leitor entrar em seu post atraído pelo título de página e meta-descrição, imaginando que vai ler uma coisa e encontrar outra, você terá problemas! – é a regra para quem quer tornar blog uma ferramenta útil para SEO.

Esses são os principais motivos para ter um blog para sua loja virtual. Se quiser saber mais sobre essa ferramenta incrível, entre em contato com a gente que explicamos tudo sobre produção de conteúdo para blog, site e loja virtual! Também temos muitos outros artigos sensacionais no blog de marketing digital da K2 Comunicação.

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

eBook Gratuito: Estratégias para um E-commerce de Sucesso

Leia mais posts sobre: E-commerce

Quais estratégias de marketing digital resultam em mais vendas: SEO ou AdWords?

Quais estratégias de marketing digital resultam e...

Para quem trabalha com vendas na internet ocorre com frequência o surgimen...
7 principais erros para se evitar em e-commerces

7 principais erros para se evitar em e-commerces

Administrar um e-commerce não é tarefa fácil, com certeza. Mesmo quem j...