Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Por que é importante ter uma lista de e-mails limpa?

quinta-feira, 26 novembro 2015

Não é raro encontrarmos pessoas, aqui na agência, que nos procuram por estarem interessados em começar uma campanha de e-mail marketing. Uma das coisas que sempre chama atenção, porém, é que a maioria desses contatos estão interessados em uma coisinha em especial: a lista de e-mails, ou o mailing.

Uma coisa que é surpreendentemente difícil de explicar – e justamente por isso achamos válido criar esse post – é a importância de se ter uma lista limpa, que não é comprada e nem emprestada (ou roubada! :o) de alguém. Existem diversos motivos, e a gente vai falar deles ao longo do post, mas a principal razão pela qual a gente insiste tanto em bater na tecla de “não comercializamos mailing” é muito simples: não dá para prometer resultados quando se está entregando os e-mails para uma lista suja.

Quando o assunto é e-mail marketing, existem muitos detalhes que influenciam no sucesso (ou fracasso) de uma campanha. Mas, para simplificar essa discussão, vamos colocar dessa maneira: As taxas de entregabilidade e de abertura são os dados mais importantes quando o assunto é mensurar resultados de uma campanha – taxas, essas, que se mostram extremamente negativas nas listas que não foram construídas organicamente.

Listas orgânicas para E-mail Marketing

Listas Orgânicas para melhores resultados!

Quando você dispara uma campanha para uma lista comprada, você está gastando recursos com um público que pode ou não ter interesse naquilo que você está oferecendo – e pior: você pode estar gastando recursos em contatos inativos, que não abrirão seus e-mails e, consequentemente, não resultarão em nenhum tipo de conversão para o seu negócio. E não é só isso, viu? Quando um contato que não tem interesse abre o seu e-mail e o marca como spam, qualquer disparador vai notar que você enviou aquele e-mail para uma lista de baixa qualidade, o que vai fazer com que o seu domínio entre em blacklists, dificultando ainda mais na entrega de futuros e-mails.

Agora, por outro lado, quando você realiza um disparo para uma lista que demonstrou interesse no seu negócio, se inscrevendo espontaneamente à sua listagem, as chances da mensagem ser entregue a um endereço de e-mail realmente ativo são bem maiores. Isso porque esses contatos já possuem interesse em alguma coisa que você interesse – querem saber sobre as suas ofertas, seus produtos e serviços; querem interagir.

Por que listas compradas costumam ser de baixa qualidade?

Sabe como essas listas são formadas? De formulários aleatórios espalhados pela web oferecendo algum tipo de recompensa. Você mesmo já deve ter se deparado com algum desses! E como a maioria das pessoas responde a esses formulários sem-importância? Com dados falsos, apenas para burlar o sistema e ganhar acesso rápido à oferta. Em suma, uma grande porcentagem dessas listas é formada por e-mails que não existem – pessoas que definitivamente não querem receber, em seus e-mails pessoais, nenhum tipo de promoção.

Além do mais, não existe frustração maior do que perceber que o seu endereço de e-mail acabou caindo em uma dessas listas. O usuário se depara com uma Caixa de Entrada cheia de e-mails pelos quais ele não tem interesse – já que essas listas são vendidas para várias pessoas, e não somente para você – e este será o primeiro contato que ele terá com o nome da sua empresa ou sua marca. Com certeza não é uma boa impressão. :)

Continue acompanhando as nossas postagens: nos próximos artigos, estaremos apontando estratégias para que você consiga captar uma boa lista de e-mails de forma orgânica, conseguindo, assim, os melhores resultados!

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook Gratuito: Planejamento Estratégico de Marketing Digital para Empresas

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Ferramentas Google para o seu negócio que você deve conhecer

Ferramentas Google para o seu negócio que você d...

O Google tem uma infinidade de ferramentas para impulsionar o marketing do ...
A geolocalização como aliada do marketing digital

A geolocalização como aliada do marketing digita...

Com o rápido crescimento dos aparatos tecnológicos no Brasil, a aquisiç...