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Por que fazer SEO para blog da empresa?

sexta-feira, 13 maio 2016

Os blogs já foram uma verdadeira febre há alguns anos, quando milhares de internautas passaram a registrar experiências em páginas na internet. Porém, não só de blogs pessoais vive a blogosfera. As empresas já entenderam, há um bom tempo, que ter um blog é uma das ferramentas mais importantes para fazer marketing online e chegar mais perto do cliente, entender o que ele quer e conversar com ele.

Se os blogs estão tão em alta, ainda mais em uma época em que o marketing de conteúdo é uma das tendências dominantes de marketing digital – já escrevemos bastante sobre isso aqui no Blog da K2, como neste post –, fazer SEO para blog também é uma das obrigações das empresas que querem se destacar na internet.

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem legais para você, que tem um blog da sua loja virtual ou site institucional e está pensando em maneiras de deixa-lo do jeito que o seu usuário e os buscadores querem. São dicas simples, mas que farão muita diferença para o seu blog. Acompanhe com a gente!

Preocupe-se com as palavras-chave

Se você já leu alguns dos artigos de marketing de busca da K2, já deve ter notado que nos referimos várias vezes às palavras-chave como pilares do SEO e das campanha de links patrocinados do Google AdWords. Pois bem, são mesmo! Uma boa escolha de palavras-chave é um ótimo começo para uma estratégia de marketing de busca.

Para fazer um texto bem otimizado, também é muito importante escolher as melhores palavras-chave. Mas, como saber disso? Há várias ferramentas disponíveis, inclusive do próprio Google, como o Planejador de Palavras-chave do Google AdWords, que mostra as intenções de busca de cada palavra-chave para você. A utilização é muito simples, basta ter uma conta no Google – sim, se você for um usuário do Gmail, sua conta Google é a mesma.

Instale plug-ins

Os plug-ins são uma mão na roda para quem tem blog. Plug-ins são ferramentas que podem ser instaladas diretamente na plataforma do seu blog ou site. Há plug-ins para quase tudo o que você imaginar, mas, neste post, vamos nos concentrar em dois que são muito importantes para SEO: o editor de títulos de página, meta-descrições e URL’s e o plug-in que salva cache na base de dados.

Dicas para fazer SEO para blog

Entre os primeiros, os mais importantes são All In One SEO Pack e Yoast, ambos para WordPress. Com eles, é possível editar quase todas as tags do seu post, do título de página (um dos critérios de posicionamento mais importantes para os buscadores) à meta-descrição e aos URL’s canônicos. Outro plug-in muito importante é o W3 Total Cache, que salva na base de dados o cache para o usuário. Isso diminui o tempo de velocidade de carregamento do site para o usuário, algo muito importante para o Google (um dos únicos fatores que o Google abertamente assume que monitora para posicionar os sites nas buscas).

Instale botões para redes sociais

Se sua loja virtual ou site institucional já está nas redes sociais, seu blog tem que estar vinculado a elas. Procure instalar botões para redes sociais no seu blog. Se você é usuário do Blogger, por exemplo, pode buscar seus botões no Icon Archive. Ao configurar corretamente esses botões, é possível ao usuário do seu site fazer interações nas redes sociais com o seu conteúdo.

Mensure resultados

Aprenda a fazer SEO para blog com a K2!

De nada vai adiantar se você seguir todas essas dicas importantes e não mensurar resultados para o seu blog. Afinal, é preciso saber dos seus resultados para entender onde é possível melhorar, assim como o que está funcionando e o que não está na sua estratégia de SEO. O Google Analytics e o Google Webmaster Tools são ferramentas muito importantes para o seu site nesse sentido.

Na imagem acima, por exemplo, há uma lista de palavras-chave que mais geraram acessos nos buscadores, retirada do Webmaster Tools. Esse relatório, assim como muitos outros, ajuda a entender quais termos os usuários estão usando para acessar seu site. Também é possível filtrar as páginas do seu blog que mais recebem acesso e analisar, de mês em mês ou até por semanas ou dias, os acessos e impressões das suas páginas.

Essas são só algumas dicas para você começar a fazer SEO para blog e entender um pouco mais sobre as ferramentas mais básicas que os analistas de SEO usam no dia-a-dia. No entanto, essas dicas são só o começo para o seu blog. Os melhores resultados só serão obtidos com quem tem experiência de sobra e muita expertise para otimizar seu site e blog, ou seja, uma agência muito qualificada como a K2!

Experimente saber mais, também, sobre nossas estratégias de Inbound Marketing. Somos uma agência Inbound certificada por uma das melhores ferramentas de marketing de atração para empresas, a Resultados Digitais (RD)!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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