Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Por que investimentos em mobile marketing aumentam o lucro de empresas

sexta-feira, 20 maio 2016

Para começar nossa conversa, vou jogar uma questão no ar: quantas pessoas você conhece possuem um smartphone? Aposto que é 9 entre 10! Hoje, é muito difícil alguém não ter um smartphone, e sabe o por quê? As informações, produtos, pagamentos, facilidades, estão a um toque – na palma da mão! Não seria espantoso dizer que em alguns países existem mais aparelhos móveis que pessoas, e também não seria exagero mencionar que no mundo há mais celulares que televisores.

Se ainda não estiver convencido da expansão mobile, aí vão mais alguns dados para te convencer:

  • 91% dos cidadãos americanos têm seu dispositivo ao alcance o tempo todo;
  • 04 de 05 consumidores usam seu smartphone para compras;
  • 50% das buscas locais são feitas por dispositivos móveis;
  • 22 bilhões de dólares são gastos em publicidade mobile por ano.

E mesmo diante desse imenso cenário de possibilidades e alcance de público, apenas 35% das empresas possuem sites adaptados para dispositivos mobile, e consequentemente esse mesmo número de empresas não investe em mobile marketing, que nada mais é que o uso de dispositivos móveis para ações de marketing. E é justamente por meio dele, mais especificamente das estratégias aplicadas, que dão a sua empresa a possibilidade de gerar conteúdo para relacionamento, entretenimento e interação com o seu público.

As plataformas que são utilizadas hoje em dia são os smartphones (óbvio!) e tablets. A estratégia ganha espaço graças à facilidade ao acesso a internet nesses dispositivos, e também pela explosão do design responsivo (entenda aqui o que é).

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e interativas, a todo o momento estão procurando algo novo para se fazer presente na rede, inclusive estão sempre em busca de aplicativos e sistemas compatíveis a tecnologia. E é aí que eu te apresento as possibilidades:

Mobile Commerce

De acordo com os especialistas, o Mobile Commerce é toda e qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços, que é iniciado e concluído com a utilização de dispositivos móveis. Por meio dele os produtos podem ser comprados e pagos prontamente a partir da utilização do smartphone ou tablet, geralmente com diversas opções de pagamentos, desde a utilização de cartões de crédito ou cobrança direta na fatura do aparelho móvel.

SMS Marketing

O SMS Marketing nada mais é do que mensagem de texto utilizada como divulgação e comunicação. Além de ter pouco investimento, ainda conta com ferramentas que gerenciam as mensagens e garantem envio de promoções ou informativos em massa, proporcionando alto alcance de pessoas que estejam na base de dados da empresa.

Bluetooth Marketing

É a utilização da tecnologia Bluetooth para estabelecer um canal de comunicação com clientes, possibilitando a transmissão de conteúdos (imagens, vídeos e músicas) sem custo algum para os usuários. Essa tecnologia é capaz de abordar as pessoas com o dispositivo Bluetooth ativo do celular até uma distância de 100 metros.

Aplicativos

Os aplicativos são softwares criados para facilitar tarefas, com objetivo de comunicação e até mesmo entretenimento online. Os aplicativos são destaques devido à personalização em campanhas com este recurso. As empresas procuram investir nos apps a fim de atrair novos clientes (claro!). Se planejado da forma correta, um aplicativo exclusivo para determinada campanha traz resultados positivos, além de garantir o interesse e a fidelidade dos clientes.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e sedentos por tecnologias e facilidades, e consequentemente as empresas devem se adaptar ao desenvolvimento de estratégias inovadoras e flexíveis, como o mobile marketing – que, quando bem planejado, é capaz de trazer resultados plenamente satisfatórios, aumentando os lucros da empresa.

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Cinco dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

5 estratégias de marketing para aumentar vendas d...

Se você tem um e-commerce há muito tempo, sabe que fechar vendas na inter...
Métricas Google Analytics para seu site

Quatro métricas do Google Analytics para avaliar ...

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de Web Analytics da in...