Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

Por que Magento é uma boa escolha para o meu e-commerce?

terça-feira, 15 setembro 2015

Se você está pensando em começar um e-commerce agora, escolher a melhor plataforma é uma preocupação que, se ainda não te deixou pensando, vai deixar. E, se você já deu uma pesquisadinha sobre o assunto, deve ter se deparado com vários nomes de plataformas presentes no mercado e também com várias opiniões (possivelmente divergentes) a respeito.

Como nós da K2 sabemos que essa é uma dúvida que costuma deixar muita gente inquieta, a gente já até elaborou um eBook pra tentar discutir um pouco as vantagens e desvantagens das plataformas mais utilizadas atualmente – se você ainda não fez o download, confira o nosso eBook Plataformas Open Source para E-Commerce!

Por que escolher Magento?

Magento?

Uma das plataformas para gerenciamento de e-commerce mais utilizadas atualmente – e também uma das que a gente mais recomenda para os nossos clientes, dependendo, claro, do tamanho do projeto – é o Magento, e é ela que abordaremos nesse post.

O e-commerce Magento foi desenvolvido pela Varien em 2007 e adquirido pela eBay em 2011. Hoje, é utilizado por 200 mil lojas virtuais pelo mundo todo – um número imenso, né não? Um dos grandes atrativos dessa plataforma é que, conforme ela foi se expandindo, foi crescendo, com ela, uma grande e prestativa comunidade de desenvolvedores, o que permite que sejam desenvolvidas novas extensões e complementos com diversas funcionalidades.

O que realmente precisa ficar claro é que ela é uma plataforma de e-commerce open source, ou seja: é um sistema de código aberto. Isso significa que esse sistema pode ser baixado na internet gratuitamente, prontinho para instalação, mas isso não significa que essa instalação seja fácil. Pelo contrário! Desenvolvedores experientes conseguem dar, às lojas virtuais em Magento, funcionalidades incríveis e inimagináveis, mas isso pode ser extremamente difícil de ser executado por aqueles que não têm tanta experiência.

Atualmente, o Magento é o e-commerce open source mais utilizado em todo o mundo, além de ser o mais completo, mais seguro e mais amigável às técnicas de SEO! Isso pode vir a diminuir gastos futuros com projetos de marketing digital para sua loja – sem mencionar que ele também é completamente compatível com o uso de ferramentas de análise, como o Google Analytics – essencial para a mensuração do seu negócio online!

Para a alegria dos brasileiros, a plataforma conta com pacotes de tradução e com todas as características necessárias para criar uma loja virtual no Brasil, levando em consideração meios de pagamento, cálculo de frete, gerenciamento de estoques e muito mais.

Desvatagens

Mas nem tudo são flores. O Magento, como qualquer outra plataforma, também possui desvantagens. Apesar de poder ser baixado e instalado de forma gratuita, os custos da implementação são altos, pois, como citamos anteriormente, alterações nesta plataforma costumam exigir um tempo maior dos desenvolvedores que irão realizar esse serviço – o que, consequentemente, acaba aumentando as horas de trabalho de todos os envolvidos.

Mas isso, a gente nem considera um problema. O e-commerce Magento é tão completo e confiável que tudo o que você precisa fazer é contratar especialistas – momento jabá: tipo a K2! – para ter uma loja virtual redondinha, funcional e completamente personalizada. O Magento conta, ainda, com um gerenciamento de back-end excepcional!

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito:  Plataformas Open Source para E-Commerce

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Qual plataforma escolher para minha loja virtual?

Qual plataforma escolher para minha loja virtual?

Atualmente, existem vários tipos de plataforma de loja virtual e para esco...
Como usar melhor o WordPress?

Como usar melhor o WordPress?

O WordPress é um sistema gerenciador de conteúdo (CMS, ou Content Manager...