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Seus visitantes estão saindo do seu site? Saiba como evitar

quinta-feira, 3 março 2016

Sites de empresas são como vitrines de lojas físicas. Se o seu site não está adequado para receber seus clientes ou usuários, é bem provável que eles corram para bem longe e, talvez, não voltem mais. Quando você está procurando um produto qualquer (um sapato, por exemplo) e entra em uma loja muito sofisticada e moderna, gosta do que vê, não é? Sua intenção é ficar por ali mesmo e provar vários modelos até achar um que faça a sua cabeça.

Pois bem, com a internet é exatamente a mesma coisa, só que com algumas particularidades. Se você entra em um site de calçados com layout ultrapassado, sem categorias explícitas e bem organizadas e lento para navegação, certamente ficará irritado e procurará por outra loja virtual.

Neste post, vamos prepará-lo para que isso não ocorra no seu site. Afinal, não basta ter bons produtos ou serviços para que clientes cheguem às pencas. Listamos os principais fatores que podem afastar usuários, possíveis clientes e até quem já é cliente do seu site. Acompanhe abaixo!

Saiba como evitar que os visitantes saiam do seu site

Site lento

Não é muito difícil entender porque sites lentos deixam usuários de cabelo em pé. Os usuários costumam aguardar poucos segundos (poucos mesmo!) até perderem a paciência com um site lento.  E, convenhamos, a internet há muito tempo passou dessa triste fase.

Se seu site está lento – e há várias ferramentas online para verificação da velocidade de sites que analistas de marketing devem saber usar! – já está na hora de consertar esse problemão.

Layout ultrapassado

Um bom layout é como a fachada da sua empresa. É a partir do layout que os usuários, dos mais leigos aos mais entendidos, vão começar a avaliar o compromisso da empresa com o site que administra.

Já falamos muitas vezes aqui no Blog da K2 da importância de fazer um bom layout para aumentar conversões. Reforçamos o conselho, então: um bom layout é uma boa porta de entrada para o seu visitante.

Anúncios demais

Ninguém gosta de um site que tem anúncios pulando a todo momento na tela, piscando e chamando mais atenção do que o que está realmente no foco do usuário. Leve isso bem a sério na hora de dispor os anúncios no site da sua empresa.

É importante que estejam colocados de forma harmoniosa e em locais estratégicos. De preferência, coloque-os em locais fixos – leitores de blogs, principalmente, costumam “decorar” o layout dos sites que acessam, e qualquer mudança drástica pode soar estranha. Acho que não preciso falar sobre as pop-ups, né!?

Poucos Calls To Actions

Já falamos bastante aqui, também, sobre uma ferramenta muito importante para quem faz marketing digital: os CTAs, ou Calls To Actions. São “botões” ou links do gênero que chamam o usuário do seu site para converter, ou seja, comprar algo, agendar um orçamento, cotar o preço de um serviço etc. (conversão nem sempre significa vender!).

Um exemplo: se você tem uma loja virtual de sapatos, pode inserir, em uma de suas landing pages, um Call to Action em uma categoria de calçados que tenha a intenção de impulsionar vendas. Isso costuma funcionar e MUITO: não raro, as vendas triplicam.

Há várias maneiras de se fazer um bom CTA. Já falamos sobre isso aqui no Blog, é só dar uma olhadinha aqui!

Conteúdo mal estruturado

Eis um problema sério. Nada pior do que, ao tentar encontrar um produto em um site, ficar perdido. Para a internet, é essencial que a estrutura de navegação de qualquer site seja fácil e rápida de ser compreendida.

É quase um consenso que até 3 cliques devem levar o usuário que está no site da sua loja de sapatos (acostume-se com ela, já é sua!) a um produto de fato. Imagine-se navegando na loja: da homepage, você vai a uma categoria (sandálias, por exemplo), depois a uma subcategoria (sandálias de salto alto), e, por último, a um produto desse tipo. Simples, não?

No meio digital, isso é chamado de Teoria dos 3 Cliques. Muito importante para quem quiser saber mais sobre hierarquia da informação e relacionamento de conteúdo interno!

Esses são só os principais fatores que afastam usuários e clientes do seu site. Criar um site bem estruturado com uma equipe de programação competente e dedicada é o primeiro passo para tentar fugir desse fantasma!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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