Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Por que usar banco de imagens para seus projetos?

quinta-feira, 10 setembro 2015

A escolha de imagens adequadas para serem usadas em peças publicitárias, trabalhos, apresentações e todos os tipos de materiais – principalmente relacionados à área de marketing e publicidade – é essencial para que os mesmos chamem atenção e se destaquem para o público final. Estudos comprovam que a memorização é muito superior quando há a combinação de imagens e uma boa narrativa, isso faz com que a mensagem seja transmitida da maneira mais eficaz possível.

por-que-usar-banco-de-imagens

Uma vez que as imagens são indispensáveis para a composição de um bom trabalho, nos resta saber como usá-las e onde encontrá-las. A primeira e mais importante regra é um tanto quanto óbvia, mas não custa reforçar: nunca use imagens que não sejam suas em projetos sem ter a autorização do autor para tal finalidade. Você pode se deparar com um belo processo judicial se for descoberto, e isto, meu amigo, é uma dor de cabeça que você não vai querer passar.

É por isto que existem os banco de imagens: sites que disponibilizam imagens livres de direitos autorais que podem ser usadas onde você quiser, sem medo. Vale ressaltar que ‘livre de direito autoral’ nem sempre quer dizer ‘de graça’; apenas que a licença permite o uso da imagem sem ter que pagar um valor mensal ou um valor que pode depender da tiragem e reprodução.

Utilizar bancos de imagens evita problemas!

Independente do método utilizado – créditos avulsos ou pagamento mensal – comprar fotos em bancos de imagens é a melhor solução para evitar problemas judiciais. Fotos em altas resoluções são disponibilizadas, podendo ser usadas em qualquer tipo de projeto comercial sem se preocupar em contratar modelos, fotógrafo, estúdio, edição da foto e todo gasto que isso acarreta.

Apesar da aquisição destas imagens significarem um custo adicional no final do mês, elas representam tranquilidade e segurança para o seu projeto. Além disso, este custo pode ser repassado direto ao cliente, como, por exemplo, quando é usada uma fonte paga para o logo dele, a quantia gasta pra a compra do direito de uso desta fonte deve ser repassada.

Outra saída é a utilização dos bancos free com centenas de fotos grátis que, geralmente, só requerem um registro no site. O problema destes bancos é a baixa diversidade e dimensão das imagens, porém, para projetos on-line e menores são uma ótima opção.

Existe, ainda, o Creative Commons, que permite o uso de imagens que possuam essa licença de modo gratuito desde que não sejam usados para fins comerciais e sejam dados os devidos créditos ao autor original.

Alguns bancos de imagens pagos:

Bancos de imagens free:

Leticia Altini

Publicitária especialista em gerenciamento de redes sociais.

Infográfico: Principais tendências web 2015!

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Importância da integração entre meios de divulgação Online e Offline

Importância da integração entre meios de divulg...

Desde os princípios da era da comunicação, a publicidade se mostrou pres...
Ferramentas Google para o seu negócio que você deve conhecer

Ferramentas Google para o seu negócio que você d...

O Google tem uma infinidade de ferramentas para impulsionar o marketing do ...