Inbound Marketing
Blog > Inbound Marketing

Produzindo um bom conteúdo para web

quarta-feira, 18 maio 2016

Produzir um bom conteúdo para a web é justamente uma escolha: ou você reserva um tempo para escrever algo de qualidade ou, ainda, pode optar por tomar um caminho mais fácil, fazendo às pressas e produzindo um conteúdo pobre. Acredite: este último caminho não vai levar você a lugar algum – e o resultado será perda de tempo e de recursos.

O caminho para quem produz conteúdo é simples: tempo e dedicação. Isso é nítido: primeiramente, é preciso apresentar um bom conteúdo em seu blog ou site para que, a partir disso, ele seja destaque nos motores de busca e para que ganhe tráfego.

Em relação ao tempo necessário para produzir um texto para web, é preciso levar em consideração não somente o tempo que se leva para escrever determinado assunto. O período de produção também abrange o momento de pesquisa: antes de toda produção de conteúdo, é essencial pesquisar!

Saiba como produzir texto para web com a gente!

É propriamente nesse processo que você descobrirá o que já foi falado anteriormente sobre certo assunto em outros portais e como foi abordada tal temática. Dessa forma, você poderá inovar. É inovando que você conquista novos públicos e, mais importante, os fideliza!

A internet trouxe novas formas de interações humanas, de marketing e de produção de textos. Essa rede é dinâmica e veloz. Por isso, inovar e chamar a atenção dos usuários é muito importante para que eles permaneçam e leiam os conteúdos de seu blog ou site.

Não existe uma fórmula geral a ser aplicada quando o assunto é produção de conteúdo para a web, mas algumas dicas podem ajudá-lo a prender o leitor, bem como transmitir a mensagem de forma apropriada para esse meio.

Qualquer que seja a sua razão para ter um site de conteúdo, seja para negócios ou hobby, é essencial fazê-lo direito. Neste post, separamos algumas dicas que poderão dar um help no desenvolvimento do melhor conteúdo para a web:

• Ao invés de usar apenas textos, use imagens complementares

Uma coisa é certa: a internet permitiu explorar muito mais a potencialidade das relações imagem-texto. Então aproveite! Isso porque as imagens podem ser mais esclarecedoras, pois a combinação de texto escrito e imagem favorecem muito mais a construção de sentidos e facilitam o entendimento. Além disso, na internet as formas de distração são inúmeras. Desse modo, quando o assunto é captar a atenção dos usuários, a utilização de imagem é um recurso muito favorável, já que possuem um estímulo visual muito maior que os textos.

• Não se prenda a uma linguagem muito formal

Antes de produzir qualquer conteúdo para a web, estabeleça que tipo de linguagem utilizar. Para isso, identificar o público é muito importante: você deve perceber que tipo de leitor se interessaria pelo conteúdo de seu blog ou site, para identificar se eles prefeririam uma linguagem mais formal ou mais coloquial, por exemplo. Tudo vai depender do seu setor de atuação.

De uma maneira geral, devido à sua dinâmica, a internet é um lugar em que as pessoas querem encontrar conteúdos bons, mas sem muitas complicações. A leitura na web é diferente em vários aspectos da leitura de textos impressos: os parágrafos costumam ser menores e a leitura, mais rápida. Portanto, não se prenda a uma linguagem muito formal e não se preocupe em parecer inteligente por meio de uma linguagem difícil de entender: faça textos gostosos de serem lidos!

• Aposte em conteúdo multimídia

Ser multimídia é um dos principais fatores que você deve levar em consideração quando o assunto é produzir conteúdo para a web. Principalmente se o seu objetivo for fazer com que os usuários entendam determinado assunto. As pessoas aprendem de formas diferentes. Algumas aprendem melhor visualizando, outras aprendem melhor ouvindo. A questão é: ninguém aprende menos por ter recursos visuais.

Portanto, ao escrever conteúdos para a web, lembre-se de ser dinâmico, não tenha medo de utilizar recursos como vídeos, vines, gifs e imagens. Eles são ótimos para conquistar a atenção do leitor de maneira mais fácil em um ambiente tão disperso como a internet, além de poderem ajudar a ilustrar o assunto abordado.

• Um diálogo é sempre mais interessante que um monólogo

Dicas da K2 Comunicação para produzir texto para web

Lá no começo desse post, esclareci que produzir texto para web requer tempo e dedicação. Mas além de investir em um bom conteúdo, há uma coisa que deixei por último, mas que não é menos importante: a interação!

Abra caminho para que o seu público interaja com você. Estimular comentários e provocar diálogos é uma das melhores formas de se aproximar do leitor. Nada melhor, então, do que começar essa interação por meio de seu próprio texto. Não fale sozinho, dialogue com o leitor, pergunte, questione, proporcione um espaço rico de trocas e experiências. Afinal, um diálogo na web é sempre mais interessante do que um monólogo!

Todas essas orientações são dicas muito práticas, que você pode começar a executar a qualquer momento. Produzir conteúdo na web é sinônimo de passar conhecimento adiante de maneira simples e para uma grande quantidade de pessoas. Portanto, aposte nessas dicas e produza conteúdos de destaque para o seu website!

Aproveite e confira nossos serviços de marketing de atração. Como uma agência de Inbound Marketing certificada pela Resultados Digitais (RD), podemos oferecer conteúdo voltado a um projeto completo de inbound marketing para a sua empresa.

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

Confira o Glossário do Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Inbound Marketing

Conteúdo para site

Investir em conteúdo é o melhor negócio para o ...

Conseguir bons posicionamentos nos resultados de pesquisas do Google não ...
Como usar e-book para aumentar vendas?

Como usar e-book para aumentar vendas?

Você sabe o que é marketing de conteúdo? Quem está nesse meio do market...