Marketing de BuscaMarketing Digital
Blog > Marketing de Busca

Promovendo vídeos no YouTube usando o AdWords

quarta-feira, 20 abril 2016

youtube

O YouTube é uma das ferramentas mais valiosas que o marketing digital possui na atualidade. Seu poder de alcance é gigantesco: a cada mês, conta com cerca de um bilhão de acessos e mais de seis bilhões de horas em vídeos assistidos. Definitivamente, é a “emissora” de maior sucesso na internet. Além de ser um dos canais mais acessados da atualidade, o YouTube oferece outra vantagem: é, atualmente, uma das maneiras mais econômicas de divulgar campanhas de vídeo!

O YouTube está presente na vida dos usuários desde a hora do entretenimento, com seus vídeos engraçados, hora dos estudos, com a presença de vídeo aulas até como canal de divulgação de negócios e recurso para atrair usuários (inbound marketing é boa estratégia). A todo momento, a ferramenta alia conhecimento à diversão, tornando-se, assim como o Google, uma confiável fonte de pesquisas.

Além da diversidade de informações, a plataforma proporciona interatividade, por meio de seu sistema de curtidas e de comentários. E isso é um recurso e tanto para as empresas que buscam se aproximar de seus clientes. Além de todas as facilidades já citadas, ainda existe a questão da flexibilidade de horário que é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais do YouTube responsável por, cada vez mais, fazer com que telespectadores deixem a TV de lado.

Vamos para os dados:

dados

O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em YouTube, com 120 milhões de usuários ativos na plataforma — ficando atrás somente dos Estados Unidos. São cerca de 300 horas de vídeo, calculadas por minuto, e centenas de milhões de horas assistidas por dia. Com esse número de acessos, se você ainda não parou para pensar em uma estratégia de marketing digital que leve o seu produto ou serviço a esse canal, é certo que você está perdendo a oportunidade de conseguir atingir novos públicos e, consequentemente, novos clientes!

Já falamos em diversas postagens sobre o incrível poder de alcance e de segmentação que Campanhas de Links Patrocinados possuem, não é mesmo? Pois o legal é que essa é uma estratégia de divulgação que também tem suas vertentes dentro do próprio YouTube. Assim, se você tiver um vídeo que atenda às necessidades de seu negócio, é possível usá-lo para criar um anúncio patrocinado no YouTube!

Você pode restringir a segmentação, a fim de que o seu anúncio seja exibido para um determinado público alvo, além de conseguir, também, selecionar palavras-chave e escolher vídeos específicos nos quais os seus anúncios serão veiculados. E, assim como anúncios no mecanismo de busca, com os links patrocinados do YouTube você só paga quando o usuário clicar e, de fato, visualizar o seu vídeo!

Mas existe um detalhe. O programa de Vídeos Promovidos Google também é baseado no sistema de leilão do AdWords. Isso significa que você pode definir o preço máximo que deseja pagar por clique e determinar quanto quer gastar no total por dia. Dessa maneira, você pode criar promoções para os seus vídeos ou o para o seu canal, e elas são exibidas no YouTube.

Existem dois formatos que podem ser adotados nesse tipo de campanha. O primeiro são os vídeos em Display, que aparecerão nas buscas do YouTube, nos vídeos sugeridos e nos sites das Redes de Display do Google (redes que exibem anúncios relevantes do Google AdWords). Esses formatos precisam ser escolhidos pelo usuário para serem reproduzidos.

Já o segundo, os vídeos chamados de In-Stream, são aqueles exibidos antes do conteúdo ao qual o usuário irá assistir, tendo-se a opção de pular o vídeo após 5 segundos. Esse formato, além de aparecer nos vídeos dentro da página da plataforma, também aparece nas páginas da rede de Display do Google.

Só não se esqueça: anunciar no YouTube pode parecer fácil, mas existe muita coisa envolvida — inclusive (e principalmente!) a qualidade dos vídeos divulgados. Então, além de elaborar uma campanha bem-estruturada, é muito importante que você se atente a trabalhar com técnicas para uma produção de qualidade. Não se acanhe: defina um roteiro, invista na qualidade e no conteúdo do vídeo. Inove e conquiste cada vez mais a atenção dos internautas!

Camila Rodrigues

Viciada em assistir a séries e em proteger bichinhos indefesos. Acredita que a sua mais nobre missão no jornalismo é dar voz a quem não a tem – os animais.

eBook Gratuito: Estratégias para Divulgar Site no Google com SEO e AdWords

Leia mais posts sobre: Marketing de Busca

Como anunciar no Google Shopping?

Como anunciar no Google Shopping?

Se você está procurando um canal para aumentar as conversões do seu ...
Como aparecer no Google?

Como aparecer no Google?

O Google é a principal fonte de busca dos usuários da internet. Pela quan...