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Quais estratégias de marketing digital resultam em mais vendas: SEO ou AdWords?

quinta-feira, 14 janeiro 2016

Para quem trabalha com vendas na internet ocorre com frequência o surgimento de uma dúvida cruel ao investir em marketing na internet. Quais as melhores estratégias de marketing online para conseguir resultados satisfatórios às lojas virtuais: SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisas) ou AdWords (Programa de links patrocinados da Google)?

Não se apavore. Antes que você tenha medo de perder dinheiro, saiba que se realizados com segurança e qualidade, ambas ações convertem e resultam em ROI (Retornos sob Investimentos) satisfatórios.

Vamos tirar essas dúvidas e escolhermos juntos a melhor estratégia do marketing de busca focada em venda. Então vamos lá!

Entenda os principais objetivos de SEO e AdWords

SEO

Conforme o próprio nome diz, “Search Engine Optimization”, ou Otimização de Sites, tem como principal objetivo conseguir uma posição privilegiada nos resultados de pesquisas dos maiores buscadores, como Google e Bing, para as melhores palavras-chave utilizadas pelos usuários de acordo com nicho do seu negócio.

Estar bem posicionado significa aumento expressivo de visitantes ao site da sua empresa, e melhor do que isso, com as palavras-chave certas e conteúdos adequados, resultam em mais vendas, por que de acordo com a Google, mais de 70% dos cliques são provenientes dos resultados orgânicos e mais de 80% dos pesquisadores não passam da segunda página de resultados das buscas.

AdWords

É um programa de leilões de palavras-chave que tem como principal objetivo exibir anúncios que levam os usuários para o site da sua empresa, de acordo com as palavras-chave investidas. O que chama atenção é a abrangência do programa, pois seus anúncios podem ser exibidos nos resultados de pesquisas, acima ou ao lado dos resultados orgânicos, em sites e blogs parceiros da Google (blocos publicitários de produtores de conteúdos que se afiliam ao Google Adsense), no Youtube, por meio dos blocos publicitários ou até mesmo vídeos e no Google Shopping (espécie de comparador de preços da companhia). Quanto custa o CPC (Custo por Clique)? Depende das configurações otimizadas das campanhas, qualidades das páginas de destino, concorrências das palavras-chave, entre outros fatores.

Entendi os objetivos, mas qual dá melhor retorno?

Compreendido os principais objetivos, fica fácil analisar cada estratégia.

“Basicamente, SEO e AdWords não competem entre si. Se complementam na tarefa de gerar tráfego e vendas assim como dois braços nos ajudam durante as atividades diárias.”

 

Vantagens e retornos de SEO

Quando o trabalho é bem feito, os resultados são surpreendentes. É de competência da otimização de sites melhorar conteúdos e detalhes técnicos do site para que o algoritmo do Google, por exemplo, dê a relevância necessária para se destacar em boas posições.

  • É um trabalho de longo prazo, por que envolve muitas melhorias necessárias.
  • A taxa de conversão geralmente é maior por que a maioria dos usuários (que sabem a diferença entre links orgânicos e patrocinados) preferem a listagem orgânica, por se tratar conteúdo de melhor qualidade.
  • Mais de 70% dos usuários imaginam que sites bem posicionados são líderes de mercado.
  • Naturalmente, dezenas ou centenas de palavras-chave resultam em boas posições, o que garante alto número de acessos.
  • O Retorno sobre o Investimento é satisfatório, por que após projeto de SEO, o empresário não paga além do combinado e continua a usufruir dos acessos orgânicos, necessitando apenas de tempos em tempos revisar SEO para eventuais mudanças de algoritmos dos buscadores ou avanços da concorrência que têm cada vez mais conhecimentos sobre a otimização de sites.
  • Os resultados orgânicos são preferidos por usuários que buscam informações detalhadas sobre um produto ou serviço para depois analisarem empresas do segmento antes de decidirem uma compra ou contratação. Sua empresa ser fonte para tirar essas dúvidas dos usuários já é “meio gol”.

Vantagens e retornos de AdWords

Deve estar imaginando então que SEO é melhor que AdWords. Não permita que decisões precipitadas te deem prejuízos e percas de competitividades. É de competência dos profissionais de marketing no AdWords realizarem os melhores investimentos em palavras-chave estratégicas, boa estruturação das campanhas e trabalhos focados para melhores Índices de Qualidade que proporcionam menor valor por clique com posições ótimas no Google.

  • Geram resultados de maneira extremamente rápida e não é preciso esperar sequer um dia para que uma campanha recém-lançada gere vendas ou leads.
  • A taxa de conversão é alta, quando as campanhas são administradas por profissionais experientes que analisam todos os detalhes que levam os usuários para conversão.
  • Não é impossível, mas é muito difícil que um site consiga estar bem posicionado para 100% de suas palavras-chave na busca orgânica. Nesse aspecto, o AdWords complementa ações de SEO, garantindo que os seus produtos ou a marca da sua empresa de destaque sempre nos resultados de pesquisas.
  • Os links patrocinados são preferidos por usuários que já sabem exatamente o que desejam por que invariavelmente consumiram as informações necessárias para as tomadas de decisões. O usuário deseja apenas encontrar os melhores preços e lojas confiáveis.

De fato não há uma estratégia de marketing de busca que dê melhor ou pior resultado. Simplesmente se complementam. Trabalhadas com qualidade, de forma isolada, cada ação dá origem a um retorno positivo. Juntas, a positividade é ainda mais evidente e pode ter certeza que auxiliam nas melhores estratégias de marketing digital da sua empresa.

Mais conhecimento sobre aumento das vendas na internet

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

eBook Gratuito: Estratégias para Divulgar Site no Google com SEO e AdWords

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