Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

Qual plataforma escolher para minha loja virtual?

quinta-feira, 13 agosto 2015

Atualmente, existem vários tipos de plataforma de loja virtual e para escolher qual é a ideal para o objetivo do e-commerce, o lojista precisa avaliar qual a melhor se encaixa em seus propósitos. Vamos combinar que essa é uma tarefa bem difícil, principalmente para quem não está engajado no meio digital, né?

qual-plataforma-escolher-para-minha-loja-virtual

Mas, calma! A gente explica!

Para começar, uma plataforma é o pilar que sustenta todas as operações da loja virtual. Esse sistema possibilita não só criar a loja virtual como também representar o Front-End, ou seja, a parte visível do e-commerce, além dessa função importantíssima, a plataforma gerencia os produtos, estoques e preços.

Muitos lojistas se enganam achando que podem começar uma loja virtual com qualquer plataforma e depois trocar por outra, mas a verdade é que essa escolha se torna um verdadeiro “quiprocó”. Além da questão de busca que envolve o SEO. A verdade é que essa mudança de sistema faz com que a loja perca a eficiência, devido ao tempo de adaptação ao novo sistema, consequentemente as vendas despencam.

Para tomar essa decisão, primeiramente, você precisa colocar no papel quais são os seus objetivos e seu orçamento disponível para realizar esse tipo de operação.

Há uma grande variedade de opções disponíveis hoje em dia, no entanto, existem 3 tipos de plataformas, você pode optar por plataformas alugadas, privadas e open source (códigos abertos).

Para saber mais sobre cada plataforma, faça o download gratuito do E-book: Plataformas Open Source para E-commerce. Após ler esse conteúdo, você vai entender tim-tim por tim-tim sobre cada uma dessas plataformas.

Ok, mas qual plataforma para loja virtual eu escolho?

Nossa sugestão é que você leve em consideração empresas com qualidade de atendimento, a experiência dessa empresa com os clientes antigos e atuais, a compatibilidade com o preço proposto pela empresa e seu orçamento, e opções para expansões futuras. Empresas como a K2 Comunicação podem fazer a diferença, além de evitar complicações no futuro.

Para que a proposta da mensalidade não afete seu orçamento, analise qual melhor opção de pagamento, isso deve ser negociado com a empresa. Após já ter escolhido seu fornecedor, analise os recursos que a plataforma sugerida pela empresa te oferece, leve em consideração a estrutura para implementação de SEO, integração com Google Analytics, com o Google Adwords, se possui adaptação a dispositivos móveis, leve em consideração integrar seu e-commerce com as redes sociais e o mais importante, a segurança de transações financeiras.

Tenha em mente que o mais importante é escolher a plataforma que facilite o processo de conversão em vendas e que se enquadre as suas necessidades e orçamento.

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

Infográfico: Soluções Táticas do Marketing Digital

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Navegadores: Importância e Peculiaridades

Navegadores: Importância e Peculiaridades

Todo mundo pode concordar que navegar na web se tornou, hoje em dia, uma ne...
Por que Magento é uma boa escolha para o meu e-commerce?

Por que Magento é uma boa escolha para o meu e-co...

Se você está pensando em começar um e-commerce agora, escolher a melhor ...