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A importância de um bom atendimento online

sexta-feira, 10 abril 2015

A cada dia cresce o numero de usuários da internet, assim como o número de pessoas que realizam compras online, criam perfis e interagem no ambiente virtual. Em todos esses casos, a internet é o veículo utilizado pelos usuários para se comunicar, realizar compras e trocar informações uns com os outros.

O seu negócio virtual faz parte desse mundo. Afinal, você também tem que crescer e inovar junto com ele. Uma das maiores preocupações dos e-commerces atualmente é proporcionar um bom atendimento aos clientes, e é exatamente disso que esse post vai falar. Você se preocupa com a qualidade no atendimento ao cliente do seu e-commerce?

A importância de um bom atendimento online

A internet é o cotidiano

Vamos pensar em uma situação do dia-a-dia. Sabe quando você entra em uma loja e em poucos minutos vem um atendente perguntar se você precisa de ajuda? Então, esse método também foi parar na internet, pois é uma ação do cotidiano que também se reproduz no ambiente virtual, já que este também faz parte da nossa rotina.

Se você tem um e-commerce, preocupe-se, sim, em ter um bom atendimento online, pois é com ele que o cliente cria confiança no seu site.

A primeira impressão é a que fica

Quando um usuário acessa um site e, de cara, ele se depara com algo de que não goste, já é criada uma taxa de rejeição. Ou seja, em poucos minutos, seu site pode afastar usuários e todo o trabalho dispendido na criação pode ser prejudicado. Por isso, tenha um bom layout no site, com as informações principais bem visíveis (frete, formas de pagamento, descrição dos serviços e produtos, banners chamativos etc.).

Outros fatores que não estão diretamente relacionados ao atendimento também podem prejudicar seu site e criar taxa de rejeição. Um site pouco otimizado, com títulos de página e descrições de produtos ou serviços ruins, por exemplo, com certeza não cairá bem para você. Preocupe-se com a otimização para os mecanismos de busca (SEO) de seu site!

“Quem tem boca vai a Roma”

Quando o usuário esta à procura de um produto na internet, sua maior vontade é tirar as duvidas no momento em que elas surgem – afinal, a internet é ágil e globalizada e, principalmente, pode e deve oferecer isso. Por isso, nada mais prudente para o seu site do que oferecer atendimento online. Os chats online esclarecem dúvidas surgidas no momento da navegação sem que o visitante e potencial cliente tenha de sair do seu site e procurar informações sobre o mesmo produto em outro lugar.

Ter chats online aumenta a chance de o visitante comprar produtos ou contratar serviços da sua empresa. Portanto, é fundamental garantir qualidade no atendimento ao cliente para garantir satisfação total do usuário!

O “boca a boca” faz o marketing

Os canais de informação para usuários são variados hoje em dia. Se o usuário é mal atendido no seu site, pode ter certeza de que ele vai espalhar essa informação por todos os meios que encontrar: Facebook, Twitter, Reclame Aqui… É evidente que o fato de o usuário possuir mais canais de informação e reclamação é algo positivo, pois favorece a melhoria dos serviços e aumenta o empoderamento do usuário. O problema é outro: sua empresa não pode deixar isso acontecer!

Por outro lado, se o usuário tem um excelente atendimento quando entra no site, compra um produto ou se depara com um bom trabalho de marketing pós-venda, ele com certeza informará muitas pessoas sobre isso. Sua empresa, então, se beneficiará de algo extremamente positivo: o marketing de “boca a boca”, gratuito e muito eficaz. Afinal, um cliente satisfeito que propaga seus serviços e produtos é garantia de atrair futuros clientes à sua loja.

Um atendimento online de qualidade faz toda a diferença para o usuário, principalmente quando ele entra em seu site. Por isso, o chat deve figurar na sua lista de prioridades ao montar seu e-commerce. Só assim será possível conquistar o marketing de “boca a boca”, gratuito e muito positivo.

Redação K2 Comunicação

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