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Revolução interativa: a realidade aumentada

terça-feira, 16 junho 2015

Um dos segredos para o sucesso dos negócios na internet é pensar como os seus clientes. Leve isso em consideração e pense comigo: você é proprietário de um e-commerce de roupas, sapatos e acessórios. Está vendendo bem, cuida do marketing digital do seu site e se atualiza constantemente.

Só que algo lhe intriga quando passa os olhos por seus produtos: de que forma os usuários do site (ou seja, seus clientes ou potenciais clientes) podem ter absoluta certeza de que determinada roupa, sapato ou acessório vestirá bem? Para muitos usuários, comprar pela internet acaba sendo um tiro no escuro por causa dessa falta de perspectiva quanto ao produto.

Uma ferramenta pode diminuir essa insegurança: a realidade aumentada, ou RA. Ela não é necessariamente novidade em lojas pelo Brasil – existe há pelo menos cinco anos em algumas empresas consagradas, principalmente do ramo de confecções e decoração –, mas está se popularizando cada vez mais, na medida em que cresce a adesão das lojas virtuais à internet.

A realidade aumentada proporciona a melhor experiência ao usuário do site

Como funciona a realidade aumentada?

Funciona da seguinte forma: elementos virtuais (feitos por computador, produtos digitalizados, por exemplo) e reais (fotografias e vídeos de “coisas” reais etc.) são combinados em três dimensões. Após serem processados em tempo real por computador, transmitem ao usuário a experiência de visualizar algo desejado diretamente no ambiente de sua casa ou escritório. Essas imagens, captadas por câmeras e processadas por computadores, aparecem ao usuário junto com os elementos virtuais.

Lembra do conselho sobre pensar como seus clientes? Pois bem, imagine-se em um provador, experimentando um colar. Com a RA, você pode “provar” esse mesmo colar, olhar em um “espelho” e ver como ele ficou em você. Alguns softwares de reconhecimento facial podem fotografar seu rosto e imprimi-lo na tela do computador, tablet ou smartphone.

Esses programas permitem que você experimente e, caso goste do resultado, salve os looks que mais lhe agradem para conferir posteriormente. Ainda é possível compartilhar essas imagens nas redes sociais, o que contribui, também, para solidificar a relação entre os usuários dessas redes e a marca.

Há diversos outros exemplos de como a RA pode auxiliar a sua marca a interagir com os clientes. Muitos restaurantes já utilizam cardápios que simulam os pratos pesquisados pelo cliente no site. Assim, ao entrar na página virtual do seu restaurante favorito, você ainda pode observar como é aquele prato que só pela descrição já parece incrível!

Já deu para perceber o quanto a RA pode contribuir para que sua marca fique mais próxima dos seus clientes? Então, não espere para incluir essa ferramenta na sua loja e melhorar ainda mais a exposição dos seus produtos!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

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