Desenvolvimento
Blog > Desenvolvimento

Saiba por que escolher uma boa hospedagem para site

quinta-feira, 19 novembro 2015

Imagine a seguinte hipótese: você já está implementando uma série de medidas para fazer o seu site bombar. Preocupado com o marketing digital, já iniciou campanhas de links patrocinados do AdWords com uma agência Google Partners, já está implantando estratégias de SEO, investindo em um novo layout e produzindo conteúdo de boa qualidade e rico em informação. Seu site finalmente atinge um número alto de visitantes e tudo parece estar ótimo, até que ele começa a lhe deixar na mão e a cair com muita frequência.

O que deu errado? Aí, você percebe que o problema está naquela montanha de e-mails sobre queda de servidor que você recebeu. É a hospedagem! Investir em uma hospedagem para site em uma empresa de confiança, que tenha planos seguros e que cubram suas necessidades, é um dos passos determinantes para garantir que seu site não vá para o brejo e leve com ele seu trabalho duro, seus clientes cultivados com tanto esforço e também sua receita.

Preparamos uma lista de fatores para convencê-lo de que hospedar site é essencial para não prejudicar seu negócio online. Acompanhe com a gente!

Saiba a importância de uma boa hospedagem para site

Perda de receita

O primeiro fator talvez seja o mais importante. Se a sua hospedagem não conseguir garantir que seu site cresça e se mantenha no ar o tempo todo, seus clientes logo vão perceber. Imagine alguém que não conseguiu finalizar uma compra no seu e-commerce porque o site da loja simplesmente caiu no meio da transação. Não preciso dizer que alguns deles sequer voltariam ao site para comprar de novo, né? Com uma boa hospedagem, seus clientes com certeza não vão sumir por quedas no seu site.

Queda no posicionamento orgânico

Outro fator importantíssimo. Se você já otimizou seu site para os buscadores (SEO), deve saber que quanto maior for o índice de quedas do domínio, mais o Google vai rebaixá-lo nas pesquisas. Isso porque o buscador privilegia para as buscas sites que não apresentem erros de carregamento. Dessa forma, se você investiu em SEO, teve um aumento expressivo de visitas, cliques e impressões (número de vezes que seu site aparece para os usuários nos buscadores) e ainda não foi atrás de uma boa hospedagem, é melhor correr.

Trava a escalabilidade

Todo mundo que inicia um negócio pensa em crescer. Se você preza pela escalabilidade do seu negócio, certamente também deve pensar em expandi-lo, pelo menos a longo prazo. Isso significa incluir mais produtos, trabalhar com mais categorias, incluir mais serviços prestados, adicionar um blog etc.  Se sua hospedagem não for lá essas coisas, pode repensar tudo isso.

Quanto mais o seu site cresce, mais espaço ele ocupará no servidor onde está hospedado. Se esse servidor não tiver espaço suficiente para uma grande expansão (servidores compartilhados, nos quais ficam vários sites, costumam não ter), problemas virão. Vale lembrar que não existe hospedagem ilimitada, por mais que muitas empresas de hospedagem digam que oferecem – afinal, armazenar conteúdo de um site ocupa espaço de verdade, mesmo que seja em milhões de bytes.

Falhas na segurança

É impossível existir uma hospedagem 100% segura. Porém, é possível que a sua hospedagem use um recurso inteligente para garantir que seu site não seja muito prejudicado caso seja atacado ou invadido: o backup. Uma hospedagem segura com certeza deve oferecer serviço de backup para seus clientes. Assim, tudo pode ser restabelecido como era antes do ataque ou invasão.

Esses são os principais motivos para você contratar uma boa hospedagem para o seu site. Uma dica importante é pesquisar e conversar com clientes das empresas de hospedagem que você estiver cotando. Recolha impressões e, se puder, consulte especialistas no assunto. Ah, não espere precisar de um bom plano de hospedagem: adiante-se e não passe sufoco!

Willian Casagrande

Jornalista, músico e amante de cafés com pouco açúcar.

eBook Gratuito:  Plataformas Open Source para E-Commerce

Leia mais posts sobre: Desenvolvimento

Como usar melhor o WordPress?

Como usar melhor o WordPress?

O WordPress é um sistema gerenciador de conteúdo (CMS, ou Content Manager...
Site grátis vale a pena?

Site grátis vale a pena?

Quem está entrando no mundo digital pode ficar muito tentado a procurar so...