Marketing de BuscaRedes Sociais
Blog > Marketing de Busca

Ferramenta de busca do Facebook exibirá postagens públicas

terça-feira, 27 outubro 2015

O Facebook anunciou no dia 22 de outubro de 2015 uma grande novidade que irá atender uma das principais reclamações dos usuários da rede social. Em breve, será liberada uma funcionalidade de busca universal chamada Search FYI, oferecendo links de postagens públicas de outras pessoas ou páginas.

De acordo com nota do Facebook, são registradas aproximadamente 1,5 bilhão de buscas todos os dias dentro do sistema. Uau, é um número bem expressivo e a nota teve um tom de cutucada contra o Google, afirmando que “as experiências diversas que são compartilhadas no Facebook não podem ser encontradas em nenhum outro lugar”. Mais de 2 trilhões de postagens já foram indexadas.

Atualmente, quando um usuário pesquisa dentro da rede social sobre algum assunto é possível encontrar principalmente sugestões de grupos, fan pages ou perfis. Mas em breve o Facebook irá sugerir notícias (empresas jornalísticas parceiras) e postagens públicas de pessoas e páginas não seguidas pelo pesquisador.

O que isso muda para o seu negócio?

Muda muita coisa, por um princípio básico: o Facebook aumentará a abrangência de conteúdos e consequentemente a visibilidade e audiência para o seu negócio.

Abre um leque interessante para investir em conteúdo de qualidade dentro da rede social que vai muito além de conseguir seguidores e engajamentos. Com ações de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas), há uma preocupação muito grande na qualidade de conteúdo para conseguir melhores posições nos resultados de pesquisas no Google e esse conceito certamente será discutido também para obter melhores posições e sugestões orgânicas nas pesquisas realizadas dentro da rede social.

Como funcionará o Search FYI

Logo após os usuários inserirem palavras-chave no campo de busca, o Facebook irá mostrar as postagens mais populares ou notícias mais recentes e em seguida postagens dos seus amigos ou seguidores, juntamente com sugestões de grupos, perfis e fan pages. Após, apresentará links relacionados, sugerindo postagens públicas indexadas pela rede social.

Olha só que curioso, as sugestões são classificadas de acordo com 200 fatores de pesquisas, uma espécie de algoritmo parecido com o Google. Preste atenção leitor: será possível otimizar cada postagem para ter a melhor posição possível nos resultados de pesquisas públicas do Facebook.

 

Resultado de busca do Facebook para negócios onlineInicialmente, a nova funcionalidade será habilitada para usuários da língua inglesa.

Conseguir boas posições no Google é essencial. No Facebook, é bom demais!

Se você empresário ainda não sabe o que é SEO, sugerimos ler todos os nossos artigos sobre marketing de busca em nosso blog.

Vamos comparar os motivos mais importantes de ter conteúdos de sua empresa bem posicionados no Facebook e Google.

SEO para Facebook

  1. Aumentar seguidores e curtidas na fan page de sua empresa. Se as suas postagens forem bem relacionadas com as palavras-chave utilizadas pelos usuários, o engajamento será muito grande.
  2. Será possível engajar sua marca com mais facilidade.
  3. Boas posições nos resultados de pesquisas do Facebook possibilitarão melhores investimentos em Facebook Ads, pois o anunciante poderá impulsionar as postagens que não conseguem boas posições nas pesquisas.
  4. Será possível aumentar curtidas orgânicas.
  5. Maiores possibilidades dos usuários compartilharem conteúdos de sua empresa.

SEO para o Google

  1. Aumentar acessos ao site, e melhor, de usuários intimamente interessados em seus produtos ou serviços.
  2. Logicamente, aumentar conversões.
  3. Boas posições orgânicas possibilitam melhores investimentos no Adwords, escolhendo principalmente palavras-chave que não imprimem o seu site em boas posições orgânicas.
  4. O site da sua empresa aparecerá para milhares de usuários que pesquisam no Google seus produtos e serviços.

Portanto, vamos ficar muito atentos em relação a essa novidade, que possivelmente será uma nova e importante oportunidade para aumentar a vendas e negócios da sua empresa. Aqui na K2 nos mantemos sempre atualizados e dependendo da funcionalidade e aceitação dos usuários a essa novidade, poderemos oferecer soluções de SEO para Facebook.

Paulo Sebin

Especialista em colocar o seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores e aumentar as vendas. Jornalista especializado em SEO.

 Infográfico: O que é SEO: guia básico para iniciantes!

Leia mais posts sobre: Marketing de Busca

Como fazer SEO Local para o site da sua empresa

Como fazer SEO Local para o site da sua empresa

O sonho de toda empresa prestadora de serviços é receber diversos contato...
O que escolher primeiro, SEO ou AdWords?

O que escolher primeiro, SEO ou AdWords?

Quando um e-commerce ou site institucional é lançado na rede, o propriet...