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Será que a sua empresa precisa ter um aplicativo de loja virtual?

terça-feira, 10 novembro 2015

Vamos começar este post com duas informações muito interessantes para você. A primeira delas é que, no mundo todo – mas especialmente no exterior –, espera-se que aplicativos mobile sejam o veículo para a finalização de 40% das vendas realizadas através de dispositivos móveis; isso sem mencionar a sua contribuição para as vendas realizadas dentro das próprias lojas físicas em si.

Enquanto a gente entende que, sim, esse número impressiona, nós temos um outro número interessantíssimo para mostrar para você nesse assunto. A Forrester, comissionada pela RetailMeNot, elaborou uma pesquisa intitulada “O estado dos aplicativos móveis para o varejo”, disponível neste link em inglês. Nela, um dado muito interessante foi constatado: a grande maioria dos consumidores preferem utilizar um site responsivo de e-commerce a um aplicativo de loja virtual. Surpresos? 😉

Minha loja virtual precisa de um aplicativo?

Nós sabemos bem que o custo de desenvolvimento e manutenção destes aplicativos não é nada em conta, e é exatamente por isso que é preciso justificar o investimento. A verdade é que, muito provavelmente, um aplicativo de loja virtual exclusivo só será baixado por um público que já conhece e está fidelizado pelo seu comércio. Além disso, outra coisa que a pesquisa demonstrou é que os consumidores não pensam duas vezes em deletar o aplicativo mobile caso precisem de espaço no celular. Um investimento bastante alto para algo que não atende a todos os perfis de loja virtual, não é? :)

Por isso, a nossa pauta de hoje é usabilidade voltada para sites de e-commerce responsivos. Ah!, e obviamente, se você possui uma loja virtual, a gente nem precisa dizer que ter um site responsivo é essencial. Se o seu e-commerce só serve para ser visualizado no PC, sério, reveja os seus investimentos porque a parcela de público que você está perdendo é gigantesca! Se você quer saber mais sobre isso, já abordamos esse assunto em diversos posts, como o infográfico que a gente elaborou sobre o crescimento do mobile commerce no Brasil. Dá uma olhadinha!

Dica de Ouro #01: Tudo deve ser acessível via mobile.

Parece até óbvio dizer isso, né? :( Mas a quantidade de lojas virtuais que não se preocupam se todas as informações necessárias são visíveis, se todos os botões funcionam legal, se todas as funcionalidades da versão completa estão sendo bem adaptadas para a versão mobile é imensa.

Cada página precisa ser amigável para mobile. Por exemplo, sabe aquele formulário de contato, muito comumente esquecido? Então, será que ele está se comportando da maneira esperada em dispositivos com resoluções menores? Tudo isso só será completamente garantido com muitos testes!

Dica de Ouro #02: Simplificar é um must.

Sabe aquele monte de opções de links que você disponibiliza no menu da sua loja virtual ou no rodapé? Pode ser que, quando diminuído, tudo aquilo se transforme em uma imensa quantidade de texto miudinho e bagunçado e impossível de clicar. Tem coisa mais frustrante do que perder um tempão tentando acertar o link que você quer acessar porque é tudo muito pequeno e muito próximo? Ou pior, ter que ficar dando zoom para cada ação que você queira tomar no website?

Isso não vale apenas para textos, não, mas para tudo: botões, formulários… Todos os elementos devem ter uma certa distância uns dos outros para que a navegação do consumidor seja a mais suave e direta possível. Ninguém tem tempo para perder com design mal estruturado, não!

Dica de Ouro #03: Acima de tudo: Facilite!

Os principais sistemas operacionais dos aparelhos móveis possuem funcionalidades que permitem uma funcionalidade muito legal e que também tem sido utilizada em sites normais: o tal click-to-call. Isso faz com que o seu consumidor consiga realizar um contato telefônico com a sua empresa em segundos – muito mais comodidade, o que é sempre bom!

Informações de contato – seja o telefone da empresa, o endereço, o e-mail, um formulário ou mesmo o convite para um chat online – devem estar sempre, mas sempre mesmo, visíveis. É importante que os consumidores sintam que é muito fácil tirar dúvidas – mesmo via mobile!

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

 Infográfico: A Era do Usuário Multitelas

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