E-commerce
Blog > E-commerce

Design responsivo é importante para meu e-commerce?

quinta-feira, 28 maio 2015

Depois de falarmos tanto sobre a importância de se apostar em usabilidade na construção de websites, e com toda a web falando sobre site responsivo, já não devem existir dúvidas a respeito da resposta correta para a pergunta “Design Responsivo é importante para meu E-Commerce?”

Sim, e-commerces precisam, também, investir em design responsivo. Na verdade, tal prática não é apenas recomendável, como absolutamente imprescindível. Especialmente quando levamos em consideração o período tecnológico em que vivemos, no qual os dispositivos móveis estão, cada vez mais, fazendo parte de nossas vidas, é simplesmente impossível ignorar o fato de que a tecnologia móvel veio para ficar – e é todo o resto que precisa se adaptar a ela.

Atualmente, estamos vivendo em uma época de absoluta ascensão dos dispositivos móveis no mercado; desde 2011, em todo o mundo, são vendidos mais smartphones do que computadores – e a diferença entre esses números só cresce a cada ano. Mais do que isso: em 2015, o número de tablets vendidos também já ultrapassou o número de PC’s. Este é um padrão que altera completamente a forma que os usuários se comportam ao navegar na web, o que acaba por refletir no ambiente online como um todo. Para garantir, adaptação e evolução são palavras de ordem.

Números de Vendas de Dispositivos Móveis

Se, quando falamos de websites normais, já precisamos ter em mente que o foco deve, sempre, estar em criar uma experiência agradável para os usuários, quando o assunto é e-commerce, então, essa necessidade se faz ainda mais presente: o usuário do seu e-commerce não é apenas um visitante, mas um cliente em potencial. Portanto, se certificar de que as necessidades destes possíveis clientes estão sendo supridas é o primeiro passo para garantir, posteriormente, uma maior taxa de conversão para o seu negócio.

É seguro, então, partirmos do pressuposto que boa parte dos seus futuros clientes estão acessando o seu website através de dispositivos móveis das mais variadas resoluções. Imagine, então, o quão frustrante deve ser para estes visitantes se o seu site não for um site responsivo:

Design Responsivo x Não Responsivo

Uma coisa que os e-commerces têm em comum com os dispositivos móveis é que eles também passaram por um crescimento rápido, repentino e praticamente inesperado; hoje em dia, é muito comum ver comércios dos mais diversos segmentos e portes, que antes vendiam apenas em suas lojas físicas, terem algum tipo de presença online. Com uma concorrência tão acentuada, é extremamente importante lembrar das regras primordiais da navegação na internet: se for complicado demais navegar em seu site, sempre haverá um concorrente pronto para oferecer uma navegação mais simples e funcional. É a lei do menor esforço.

Muitos dos grandes e-commerces, no Brasil e no mundo todo, têm investido pesado nos usuários mobile. Prova disso é o crescente número de aplicativos voltados exclusivamente para o comércio online. Enquanto ter um aplicativo exclusivo para o seu e-commerce possa, à primeira vista, parecer a solução ideal, já que os apps tendem a oferecer uma experiência muito mais completa e sem erro para seus usuários, existem diversos fatores a serem levados em conta antes de se considerar realizar um investimento do tipo. Negócios que estão, ainda, no início, vão descobrir que o investimento necessário para a elaboração de um aplicativo exclusivo pode ser bem mais alto do que o orçamento inicial planejado.

Assim, apostar em websites de design responsivo, para e-commerces, é uma opção muito mais viável e segura para quem não planejou investir em um aplicativo. Mas afinal, o que é esse tal de “design responsivo”?

Design Responsivo - Diferentes DIspositivos

Site flexível

Websites responsivos são aqueles cujo layout se baseia em um conceito principal: flexibilidade. Desde seu design, até sua programação, os layouts responsivos se adaptam completamente a diferentes resoluções – seja mobile, tablets, navegadores diferentes, enfim. O grande problema de se acessar um website não-responsivo via dispositivo móvel é que, na maioria das vezes, aquilo que é exibido de forma perfeita em um monitor não se traduz da mesma forma para uma tela menor; além disso, o tempo de carregamento de websites não-responsivos é bem maior em smartphones e tablets.

A importância de se ter um website responsivo é tão grande que até o Google, há pouco tempo, resolveu valorizar os sites responsivos sobre os não-responsivos: quando são realizadas buscas Google via dispositivos móveis, os sites melhores ranqueados são os responsivos. Ou seja, se o seu site não é responsivo, ele sequer aparecerá entre as primeiras opções nos resultados de buscas, influenciando diretamente nos números de acessos e em ações de SEO.

E aí, dá para ficar de fora?

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

eBook Gratuito: Usabilidade e Design Responsivo

Leia mais posts sobre: E-commerce

Usabilidade: por que me preocupar com isso?

Usabilidade: por que me preocupar com isso?

Se você tem um e-commerce, o seu maior objetivo é obter conversões, seja...
Quais os primeiros passos para abrir um e-commerce?

Quais os primeiros passos para abrir um e-commerce...

Este texto é para você que está pensando em investir em uma loja na inte...