Marketing Digital
Blog > Marketing Digital

Storytelling Marketing, mas que história é essa?

terça-feira, 2 junho 2015

Como diz o velho ditado, “quem conta um conto, aumenta um ponto”. A prática milenar de contar histórias é considerada a forma mais poderosa de ativar nosso cérebro. Desde o tempo dos homens das cavernas, as histórias participam das nossas vidas todos os dias. Os seres humanos são movidos pela emoção, gostam de interagir e se identificar.

Storytelling

Mas e aí, o que é Storytelling?

Por definição, storytelling é uma palavra do inglês que significa, literalmente, contar histórias. Para o marketing de conteúdo, pode-se dizer que storytelling é um conceito que aborda a capacidade de contar histórias por meio de recursos audiovisuais, propagando, assim, ideias, ao mesmo tempo que cultivando uma interação com o público-alvo, aproximando-os da empresa. Essa é uma prática que desperta sentimentos e bastante simpatia no público, o que as torna mais propensas a se relacionarem com a marca.

“Aceite o fato: você não é dono da sua marca, mas sim seus consumidores. E eles são capazes de gerar mais conteúdo do que você jamais conseguiria”.

Joe Tripodi, da Coca-Cola.

Era uma vez…

Começo, meio e fim, com um clímax e personagens marcantes: essa é a receita base para uma boa história. Mas quando se trata de publicidade e marketing, a construção da história de uma marca passa pela criação de uma conexão pessoal entre consumidores e empresa. É preciso ouvir, descobrir, explorar, criar, comunicar e, acima de tudo, encantar o público-alvo.

Uma campanha Storytelling Marketing pode correr em diversos meios de comunicação, da internet à televisão, da televisão às revistas, e vice-versa. Para que ações de storytelling realmente funcionem, é necessário ter um foco bem definido. Mas, mais do que isso, é preciso que as histórias sejam reais. A emoção está no coração de cada história, em qualquer idade, em qualquer contexto. Afinal, quem é que não gosta de uma história bem contada?

Continua…

Janaína Ferreira

Estudante de Biblioteconomia que busca a informação para transmitir tudinho aqui! ;)

eBook Gratuito: Planejamento Estratégico de Marketing Digital para Empresas

Leia mais posts sobre: Marketing Digital

Dicas para um bom briefing

Dicas para um bom briefing

O briefing é uma estratégia essencial para identificar o perfil do client...
5 passos para encontrar o seu público-alvo

5 passos para encontrar o seu público-alvo

O marketing, nos dias de hoje, depende diretamente de conhecer o seu públi...