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Usabilidade: por que me preocupar com isso?

terça-feira, 19 maio 2015

Se você tem um e-commerce, o seu maior objetivo é obter conversões, seja por meio de vendas, acessos ou outras formas, certo? Então, saiba que o mundo virtual está cada vez mais disputado com a entrada de novas empresas e a criação de páginas institucionais ou de lojas virtuais. Seu site precisa ter um atrativo, algo que cative o visitante. Ele precisa, resumindo, ter usabilidade.

Usabilidade é um termo muito utilizado no mundo digital, principalmente quando se trata da relação “usuário X site”. A proposta é facilitar a navegação dos visitantes no seu site sem causar ‘incômodos’. Esta ilustração mostra muito bem como funciona a usabilidade na web. Abaixo, explicamos cada uma das partes dessa pirâmide invertida:

Pirâmide invertida Usabilidade

Visita do usuário

O primeiro contato do usuário com seu site. Ocorre quando ele o acessa via links patrocinados do Google Adwords, busca orgânica, acesso direto e afins. Nesse processo, ele já é considerado um visitante de seu site.

Consideração

Depois de se tornar um visitante, ele olha todo o site para tirar suas conclusões de conteúdo, confiabilidade, preço, frete etc. É aqui que a análise do usuário vai começar: vitrines de produtos, disposição dos ícones, aparência geral do site, facilidade em encontrar o que procura…

Avaliação

Após perceber toda a didática do site, ele busca na internet as referencias via redes sociais, sites de reclamações, fóruns, entre outros espaços de diálogo.

Conversão

Finalmente, após todo o processo de avaliação, o usuário toma a decisão de converter algum serviço/produto em seu site.

4.Usabilidade

Entendi, mas como conseguir tudo isso?

Pode parecer bem simples, mas não é nada fácil aumentar a usabilidade de seu site e captar visitantes e potenciais clientes. Todo o processo demanda muito tempo de análise e estudo, além de precisar de atenção e dedicação de profissionais qualificados. Abaixo, algumas dicas do que deve ser feito para garantir usabilidade na web:

Imagem é tudo (e com detalhes)

Preocupe-se em ter boas imagens de seus produtos/serviços para que haja um entendimento claro para o usuário. Fuja de fotos e vídeos com má qualidade!

Demonstre uma situação real do uso

Demonstrar situações de uso dos produtos é ideal para aumentar a interação entre usuário do site e empresa. Quer um exemplo? Se seu e-commerce for de roupas, calçados ou acessórios, fotografe esses objetos em seu uso real, pois assim o usuário consegue ter uma noção mais clara de como o produto é de fato.

Amigabilidade da busca

Sabe o buscador interno do seu site, aquele local onde os usuários procuram por algo que desejam? É sempre bom incluir imagens nos buscadores. Se você vende roupas e o usuário entra em seu site e busca por “blusa verde com detalhes”, seria ótimo que ele já tivesse uma prévia de como é essa blusa ali mesmo, no campo de busca, antes de clicar em um produto e se frustrar logo de cara.

Uso de vídeo na descrição do produto

Melhor que ver as fotos dos produtos em todos os ângulos possíveis é contar, também, com vídeos que mostrem o uso dos produtos ou serviços. Esses vídeos tornam a experiência mais real – e são muito apreciados por usuários!

Dê o recado claramente!

Mantenha descrições de seus produtos e serviços, com todas as informações e de forma clara. Aproveite para caprichar no marketing de conteúdo – se quiser saber mais sobre ele, escrevemos um post aqui no Blog.

Após todas essas dicas, o ideal é sempre contratar um profissional capacitado. Nesse caso, bons web designers e desenvolvedores de sistemas são fundamentais para que seu site fique perfeito.

Por isso, não confie tanto naquele curso de Photoshop que seu sobrinho possui. Por mais que haja boa intenção – acredite, não quisemos dizer que não há! – é fundamental deixar que uma agência de marketing digital qualificada realize esse trabalho para você.

Rafaela Silvestrini

Gestora de conteúdo na K2, vive para convencer o mundo que "conteúdo é vida", apertar gatinhos, comer coxinha e sofrer por personagens ficcionais.

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